3 passos para construir a cultura da sua empresa

Aprenda no novo episódio da websérie Cooltura

No episódio anterior da websérie Cooltura, Juliana Alencar, líder de Cooltura da StartSe, compartilhou quais as consequências que empresas que não investem em cultura estão sujeitas. Agora, neste episódio, ela conta quais são os três primeiros passos para construir cultura em uma startup ou empresa tradicional.

 

CONFIRA AGORA O NOVO EPISÓDIO DO COOLTURA:

 

Confira os três passos:

1º PASSO: LISTE OS PONTOS RELEVANTES

Convide a alta liderança, pessoas-chave do time e até convidados relevantes para desenhar o plano de ação, entendendo questões externas e internas.

É necessário analisar: os novos hábitos de consumo e necessidades dos clientes, qual o impacto ambiental da companhia (incluindo toda a sigla ESG), até quais são as novas tecnologias e modelos de gestão que podem ser aplicados.

2º PASSO: CRUZE AS INFORMAÇÕES COM DADOS

Após colher as informações internas da empresa, é necessário compará-las com dados do mercado para fazer benchmark (ou seja, entender bons exemplos a serem seguidos), descobrir o tamanho do desafio e o que deve ser uma prioridade.

3º PASSO: DIVIDA OS DADOS EM CERTEZAS E DÚVIDAS

Na terceira e última fase, divida os dados em três fases: o que a empresa tem certeza; o que ainda é uma suposição e o que ainda há dúvidas. Comece pelas certezas, mas leve em conta também as hipóteses e até o próprio feeling, pois pode ajudar na orientação da estratégia de construção de cultura da empresa.

Assim que as “certezas” estiverem encaminhadas, por exemplo – “quero ter pelo menos 50% da liderança feminina” –, comece a entender quais são as outras necessidades e mudanças que farão parte da cultura do seu negócio.

O RH sempre foi um setor importante nas empresas. Mas agora, com a mudança de comportamento das pessoas, a introdução de novas tecnologias e a criação de novas profissões, seu papel fica ainda mais relevante. Conheça o Gestão Inovadora para RHs e aprenda as técnicas que estão transformando os RHs na área mais Estratégica dentro das empresas.

Fonte: Starse

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here