A realidade das fazendas de gado no Brasil está mudando graças à inteligência artificial

Como a inteligência artificial está mudando a realidade das fazendas de gado no Brasil.

Monitorar, fazer diagnósticos assertivos e acompanhar as informações da fazenda em tempo real. Atualmente, são muitos os desafios da pecuária, uma atividade complexa e dinâmica que demanda uma nova forma de produção, mais eficiente e sustentável.

Pensando na evolução do setor e há algum tempo investindo em transformação digital, a PRODAP, empresa mineira especializada em oferecer soluções integradas para o agronegócio e nutrição animal para todo o país, tem atuado por meio da inteligência artificial batizada de Lore.

A Lore foi desenvolvida para aproximar ainda mais o campo da tecnologia e otimizar os resultados obtidos. Assim como toda inteligência artificial, está em constante aprendizado e os insights são cada vez mais precisos à medida que recebe mais dados e informações.

A ferramenta já está sendo utilizada em 46 fazendas-piloto da PRODAP e vem contribuindo para a expansão dessa nova realidade da pecuária, elevando os resultados de produção, além de democratizar o conhecimento nas fazendas.

Como funciona? – De acordo com Breno Cerqueira, diretor de Tecnologia e Inovação da PRODAP, a Lore resolverá dúvidas e solicitações das fazendas rapidamente, além de oferecer informações, suporte e assistência necessários. “Queremos empoderar as pessoas do campo com todo o conhecimento na palma da mão através do celular. A Lore dará toda a assistência para realizar a gestão da forma mais eficiente”, diz.

A ferramenta proporciona informações do dia a dia, mostra as decisões que precisam ser tomadas, indica o momento adequado de abastecer o cocho, a qualidade da água para consumo animal, se a altura da pastagem está adequada, se tem ou não muitos animais no mesmo pasto para se alimentar, entre outros detalhes.  “Com isso, a ideia é promover mais tempo para otimizar as tomadas de decisão para quem está no dia a dia da fazenda”, afirma.

Cerqueira ressalta que um dos lemas da empresa é transformar a história dos clientes, assumindo um compromisso com resultados extraordinários através da tecnologia. “Queremos continuar impactando a vida das pessoas, promovendo inclusão social, empoderando e fazendo com que um simples vaqueiro se torne um gestor”, finaliza.

Resultados na prática – O gerente da fazenda NSA, localizada na cidade de Chapada Gaúcha (MG), Alex Santos, implantou o sistema Lore há sete meses e a adaptação foi muito positiva. “Utilizar esse tipo de tecnologia nos dá uma motivação extra. Hoje, eu a utilizo como ferramenta de trabalho, pois é simples e está na palma da minha mão, portanto, consigo ver as informações em qualquer lugar”, comemora.

O gerente acredita que a inteligência artificial no campo veio para ficar e orienta sobre a importância de abastecer a ferramenta de informações para obter os melhores resultados. “A Lore tem a capacidade de revolucionar a pecuária, por isso é essencial formar a sua base de dados para obter a precisão necessária nos relatórios e consequentemente ir mais longe”, aconselha.

Desde que a NSA passou a utilizar a Lore diariamente, a vistoria tem sido muito mais assertiva, bem como a correção de falhas. Além disso, segundo o gerente, a eficiência e qualidade são de grande importância para o desenvolvimento do rebanho. “Falando em termos percentuais, tivemos uma eficiência de quase 100% nesses sete meses, pois essas informações nos ajudam a acompanhar o desempenho dos animais, com base em relatórios mensais que acessamos com facilidade. Utilizamos a Lore para corrigir pontos que não foram vistoriados no pasto e não precisamos nem de internet para acessá-los”, afirma.

O proprietário Ricardo Espírito Santo também tem colhido bons resultados desde que passou a utilizar a Lore na fazenda Bom Sucesso, na cidade de Goianápolis (GO). “É um aplicativo fantástico que te mostra exatamente o que está acontecendo na propriedade, sem você estar presente”, comemora.

Com seis meses de implantação da ferramenta na fazenda, Ricardo conta que já pretende expandir a utilização para mais smartphones. “Tem pessoas que me auxiliam e que podem me ajudar a ver o que está acontecendo, me ajudando a corrigir os problemas que existem na fazenda”, afirma.

O acompanhamento com maior precisão em relação a suplementação mineral do rebanho, a melhor percepção para tomadas de decisão em relação à aguada, cercas, sanidade e controle do rebanho são alguns dos benefícios que a Lore já oferece na fazenda Bom Sucesso.

Feedback positivo – A gerente de análises da PRODAP, Luciana Tanus, mostra que a aceitação tem sido muito boa nas fazendas-piloto. “Recentemente, realizamos uma pesquisa com alguns clientes para entender melhor como está sendo utilizada e os resultados obtidos surpreenderam. Já são cerca de 5500 interações com a Lore e uma média de quatro acessos semanais dos clientes. Além disso, analisamos o quanto a Lore ajuda nas tomadas de decisões e quais dificuldades estão sendo enfrentadas. A nossa expectativa é de que até o fim do ano, a Lore seja uma realidade em todos os nossos clientes.

 

Sobre a PRODAP – Com matriz em Belo Horizonte (MG), a PRODAP atua no ramo do agronegócio há mais de 40 anos com nutrição animal, prestação de consultoria especializada e desenvolvimento de softwares para o setor, realizando a transformação da pecuária nacional e atendendo as maiores empresas do ramo no Brasil. https://prodap.com.br/pt/

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here