ABM vai realizar Congresso sobre Pensamento Científico em setembro

Foto divulgação

Você sabe o passo a passo para ler um artigo científico? Conhece as estratégias para financiamento de pesquisas e como ter sucesso em publicar a sua, escolhendo o periódico certo? Esses e outros temas serão discutidos no XVI Congresso da Associação Bahiana de Medicina (ABM) – Construindo um Pensamento Científico, que será realizado entre os dias 21 e 23 de setembro, em formato virtual.

O evento terá a presença do ilustre Prof. Dr. Renato Lopes, da Duke University Medical Center, que vai ministrar a aula sobre “Legados da pandemia para a pesquisa clínica nacional: o papel da pesquisa clínica nacional” e “Revista da Associação Médica Brasileira: o que esperar da sua nova linha editorial?”.

De acordo com o presidente da ABM, Dr. César Amorim, o tema do Congresso surgiu da necessidade do desenvolvimento do raciocínio, que deve ser feito por meio de várias estratégias, privilegiando o questionamento, a análise crítica e a busca por soluções criativas e inovadoras, o que é cada vez mais necessário aos profissionais de saúde. Estudantes de medicina associados à ABM e os médicos associados (quites) podem se inscrever gratuitamente no evento.

A programação do evento se inicia no dia 21, uma terça-feira, às 18h, com as conferências de abertura. Em um primeiro momento, serão abordados os “Legados da pandemia para a pesquisa clínica nacional: o papel da pesquisa clínica nacional”, através da Experiência do grupo COALIZÃO. Em seguida, será abordado o tema: “Revista da Associação Médica Brasileira: o que esperar da sua nova linha editorial?”. Para finalizar o primeiro dia do Congresso, haverá um espaço para discussão, das 19h às 19:30.

Já na quarta-feira, 22 de setembro, o segundo dia do Congresso será iniciado com a Mesa Redonda: Estratégias para construção da pesquisa e busca de evidências, às 19h30. Durante a mesa, serão abordados os temas: Passo a Passo para ler um artigo científico e Como interpretar um artigo científico positivo e negativo. Encerrando a programação do dia, haverá espaço para discussão, das 20:30 às 21h.

No último dia (23), a Mesa Redonda: Publicação e financiamento de pesquisa será iniciada às 19h30, com abordagem dos temas: “Estratégias para financiamento de pesquisa: opções nacionais e internacionais” e “Como ter sucesso em publicar a sua pesquisa: como escolher o periódico certo?”. Encerrando a programação, haverá um espaço para discussão, das 20:30 às 21h.

“A ABM preparou esse Congresso de forma cuidadosa, em uma programação com diversos palestrantes, de renome nacional e internacional, com o objetivo de tecer discussões com alto nível científico, sobre temas que são tão relevantes. É nosso desejo ainda contar com participação ativa, não apenas dos convidados, mas também da plateia virtual”, destaca a diretora científica da ABM, Dra. Claudia Galvão.

Para conferir a lista completa de palestrantes e debatedores e realizar a inscrição do evento, entre no site www.abmeducacaopermanente.org.br

Por – Assessoria de Comunicação – Associação Bahiana de Medicina (ABM) | Maria del Carmen González Azevêdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here