Alagoinhas – Exame de mamografia prorrogado até quinta-feira (26)

A permanência da unidade móvel de mamografia na Policlínica Municipal foi prorrogada até a próxima quinta-feira, dia 26 de novembro. Fruto de parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado, a carreta oferece 140 mamografias por dia, para mulheres com idades entre 40 e 69 anos, que nunca tenham feito punção ou cirurgia na mama.

Recomendamos às interessadas que façam o pré-agendamento por ligação pelo WhatsApp através do número 75 9.9993-6680 (em dias úteis), das 8h às 16h. Se mandar mensagem, o retorno pode vir muitas horas depois. Os documentos necessários para fazer o exame são : original e xerox de RG, comprovante de residência e cartão SUS.

Nesta sexta-feira (20), também foram acolhidas 238 mulheres que fizeram exames de mamografia na Feira da Mulher, realizada na Praça Rui Barbosa em março de 2020 e que estão recebendo o resultado após oito meses. Tendo apresentado alterações na mamografia, passaram agora por avaliação de mastologista, exames de ultrassonografia, punção e/ou biópsia, mediante a necessidade. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), os resultados da Feira da Mulher seguirão sendo entregues no CEREST Alagoinhas, de segunda à sexta, das 8h às 12h.

Ainda de acordo com informações da SESAU, o atendimento para as mulheres que apresentaram alterações nas mamografias – incluindo as que realizaram o exame na carreta entre 17 e 26 de novembro – será retomado no mês de janeiro, com programação a ser divulgada.

Considerando que, quando descoberto no início, a doença tem 95% de chance de cura e  vários estudos têm confirmado a importância da mamografia na redução da mortalidade pelo câncer de mama, preocupa como o assunto está sendo tratado pela secretaria de saúde, postergando a entrega do resultado por oito meses e a continuidade do atendimento para o próximo ano.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here