Quinta, 28 de Março de 2024
22°C 33°C
Alagoinhas, BA
Publicidade

Alagoinhas participa do XXI Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas realizado em Foz do Iguaçu

Alagoinhas participa do XXI Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas realizado em Foz do Iguaçu

25/10/2019 às 16h37 Atualizada em 25/10/2019 às 19h37
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O XXI Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas foi realizado esta semana, no Paraná, e Alagoinhas, nacionalmente conhecida pela qualidade da água, não ficou de fora das discussões propostas. Representando o município do interior baiano, o secretário municipal de desenvolvimento econômico e meio ambiente, José Edésio Cardoso, participou ativamente das discussões do ENCOB, em Foz do Iguaçu, de 21 a 25 de outubro.

O evento de referência entre os estados brasileiros reúne ONGs, universidades, municípios, técnicos, profissionais da área, autoridades e comunidade acadêmica com foco em promover amplas discussões sobre o uso dos recursos hídricos, planos de saneamento, projetos de recuperação hidroambiental, sustentabilidade e manejo da água.

O tema central das discussões este ano – “Gestão das Águas” – norteou uma agenda positiva de atividades, workshops, oficinas, encontros, painéis e rodas de diálogo sobre segurança hídrica, modelos de revitalização, o papel da educação ambiental e a aplicação dos indicadores de governança das águas.

A intenção é discutir responsabilidades, planos e estratégias, propondo, socializando e propagando iniciativas exitosas no que se refere à otimização dos recursos hídricos.

“É com satisfação que viemos partilhar, junto com os amigos, dessa discussão integrada pelas águas. A preservação ambiental faz parte de uma preocupação latente da nossa cidade, que é conhecida, na Bahia, pela riqueza mineral do subsolo. Então chegar a este evento, trazer a contribuição de Alagoinhas, aprender com os modelos apresentados e compartilhar experiências como a do colega de Minas Gerais, de um dos municípios que tem 100% de tratamento de esgoto, é importante e estimulante pra nós. O que buscamos é justamente isso, que Alagoinhas esteja alinhada hoje ao que de mais atual se discute e se implementa nos municípios de todo o país”, afirma José Edésio Cardoso.

O gestor da pasta volta a Alagoinhas, nesta sexta-feira, com uma bagagem de experiências exitosas e referências para estabelecer novas metas e diretrizes ligadas à água enquanto fator de desenvolvimento.

Segundo Gabriel da Costa, secretário-executivo do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), de Lagoa da Prata (MG), cidade que trata 100% do esgoto, a integração entre as políticas de estados e municípios, o compartilhamento e a socialização de experiências apontam para iniciativas promissoras. “Queremos difundir, levar, para que amigos de outros municípios possam ter a qualidade de água tratada. Alagoinhas é uma cidade que tem qualidade e quantidade de água”, enfatizou.

O representante de Sergipe também avaliou positivamente o encontro. “Fico feliz em ver gestores municipais que realmente se preocupam com a temática e não vivem de faz de conta, principalmente Alagoinhas, que tem o Aquífero de São Sebastião e uma das melhores águas do mundo”, pontuou.

Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Alagoinhas (SEDEA), a participação em seminários, encontros e atividades formativas permite a criação de novas conexões e redes de compartilhamento que contribuem para o planejamento de ações efetivas no âmbito municipal.

 

Fonte: Secom - Alagoinhas

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias