Alagoinhas se torna referência em tecnologia na Segurança Pública

Foto: Roberto Fonseca

A Central de Videomonitoramento e Controle de Alagoinhas vem ganhando destaque e tem despertado o interesse de outros municípios. Nesta quarta-feira (04), o prefeito de Castro Alves, Thiancle Araújo, acompanhado dos seus secretários de Esportes, Jadson Soares, e de Infraestrutura, Pedro Nery, fizeram uma visita à Central, estruturada na sede da Guarda Civil, a fim de conhecer o sistema e as tecnologias adquiridas para auxiliar as forças de segurança no combate à criminalidade. A ideia foi ver de perto o funcionamento e avaliar quais iniciativas podem ser implantadas nesse município.

A Comandante da Guarda Civil, Renata Fortaleza, conduziu a visita, que também teve as presenças do secretário de Administração Edmilson Figueredo, e do Diretor Municipal de Tecnologia e Inovação, Jorge Félix.

O sistema opera com 20 câmeras Speed Dome com circuito fechado de televisão digital em alta definição, instaladas em locais estratégicos da cidade, que funcionam 24h, sempre com cinco guardas municipais em frente aos monitores. Com um investimento de R$ 714.225,00, originados de recursos próprios do município e de emendas coletivas de vereadores, as câmeras funcionam em sistema integrado com outras 6 lentes da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), 5 da Polícia Militar e 1 da Polícia Federal, em um total de 32 câmeras que compõe o sistema de monitoramento da cidade.

Renata Fortaleza destacou os avanços no fortalecimento da atuação do município na prevenção ao crime e à violência, após a inauguração da Central, em julho deste ano. “O videomonitoramento trabalha com a prevenção. Nós temos, por exemplo, a redução considerável dos roubos de motos em diversas áreas onde isso acontecia com muita frequência e homicídios que tiveram solução diferenciada. O sistema também possibilitou aumento dos flagrantes de violência doméstica e a redução de assaltos ”, pontuou a comandante.

Ainda de acordo com Fortaleza, a integração entre os órgãos de segurança é outro fator fundamental para a eficácia das ações. “Os nossos agentes estão em contato com equipes de investigação da Polícia Civil e as imagens em tempo real também são transmitas para a Polícia Militar. Tudo isso somado traz uma solução mais rápida para as ocorrências”, explica.

“O videomonitoramento tem uma relevância significativa no controle de situações de risco. Vimos aqui que tudo é feito com muita responsabilidade, com cuidados em relação à privacidade e ao treinamento do pessoal. Vamos seguir o exemplo de Alagoinhas, as tecnologias empregadas, e adaptar à realidade da nossa cidade, para avançarmos também na segurança da nossa população”, disse o prefeito de Castro Alves,  Thiancle Araújo.

 

Fonte: Secom/Alagoinhas

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here