Alagoinhas – Segue a vacinação contra gripe influenza

Alagoinhas está trabalhando na imunização contra a Covid-19 e em andamento com a 23ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe Influenza. Muitos cuidados precisam ser tomados para evitar o cruzamento dessas vacinas, inclusive porque o imunizante da gripe pode causar febre e atrapalhar ou confundir o diagnóstico. Não há risco de sequelas para a saúde, mas, como as vacinas contra a Covid-19 são de estudos muito recentes, ainda não sabe se a vacina da gripe pode exercer alguma interferência na imunidade contra o novo coronavírus. A recomendação é tomar primeiro a vacina contra a Covid-19 e depois a vacina contra a Gripe Influenza. O intervalo entre a vacina contra o Covid-19 e a vacina contra Influenza deve ser de, no mínimo, 14 dias. Por isso, é obrigatória a apresentação do cartão de vacinação.

Nesta segunda fase, estão sendo vacinadas pessoas com 60 anos ou mais e professores, que já podem comparecer a um dos 27 postos de saúde do município até o dia 9 de junho de 2021, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h.  É preciso levar, obrigatoriamente, RG, CPF, Cartão de Vacinação e, para os professores, o contracheque.

Os familiares das pessoas acamadas ou com dificuldade de locomoção devem procurar a unidade de saúde mais próxima para realizar o agendamento da vacinação. O público contemplado na primeira fase (crianças, gestantes, profissionais de saúde e mulheres em até 45 dias de pós-parto) ainda pode ser vacinado nesta segunda.

Quem está com suspeita ou positivo para Covid-19 não deve tomar a vacina da gripe. Quem está com infecção viral ou suspeita de infecção viral deve aguardar a melhora dos sintomas. A recomendação é para que tome a vacina 30 dias depois dos efeitos da covid-19 ou do início da confirmação da doença.

Fonte SECOM

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here