ATENÇÃO: Vacinação contra aftosa começa em 1º de maio

O Brasil vem travando, há anos, fortes batalhas para se livrar da febre aftosa em seu rebanho bovino de forma definitiva. A próxima delas começará no dia 1º de maio, quando a maior parte dos estados brasileiros e o Distrito Federal inicia a campanha contra a doença que tem atrapalhado – em diversas ocasiões – a exportação da carne bovina brasileira para outros países.

Atualmente, segundo dados do MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – informa que o Brasil tem um rebanho de 218 milhões de animais entre bovinos e búfalos que precisam ser imunizados.

Segundo Eliana Lara Costa, coordenadora da Difa – divisão de Febre Aftosa do MAPA, “o Brasil está livre da febre aftosa, mas continua sendo obrigatório vacinar os bovinos e búfalos conforme o calendário de vacinação oficial de cada estado”, para que o rebanho não volte a ter surtos da doença, uma vez que outros países vizinhos não fazem a imunização e o transporte clandestino de animais por fronteiras não fiscalizadas ainda é muito comum.

fonte: CenarioMT

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here