Audiência pública sobre a implantação do UNACON – Hospital de Oncologia

Na última quarta-feira (04/12) foi realizada na Câmara Municipal, proposta pelo vereador Luciano Sérgio (PT) em parceria com a bancada de oposição, a audiência pública que discutiu a implantação do Hospital de Oncologia de Alagoinhas. A mesa foi composta pelo vereador Luciano Sérgio, o provedor da Santa Casa de Misericórdia, Antônio Virgínio, o coordenador do Curso de Medicina da Faculdade Estácio de Alagoinhas, Dr. João Eduardo Pereira, o diretor geral da Faculdade Estácio de Alagoinhas, Eduardo Andrade; a vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde e presidente da Associação de Oncologia Nova Vida, Ana Lopes e a representante do Conselho Municipal de Saúde, Guaciara Ramos.

Luciano Sérgio, Ana Lopes e Guaciara Ramos explicitaram a necessidade de um Hospital de Oncologia em Alagoinhas, para o tratamento das pessoas doentes no município, que atualmente precisam se deslocar para Feira de Santana ou Salvador para realizar cirurgias, sessões de quimioterapia e radioterapia, processo que é cansativo para pacientes e seus familiares. Segundo Luciano Sérgio, que luta pela implantação do serviço de oncologia desde 2015, o processo de credenciamento da Santa Casa de Misericórdia, fruto de ações do prefeito Joaquim Neto e do Provedor da Santa Casa junto ao governador do estado, desabilitou uma unidade de saúde já existente e pronta para o funcionamento e tratamento parcial das pessoas com câncer, para investir em um projeto de construção de uma nova unidade, com maior capacidade de atendimento e mais ofertas de serviço, com a promessa de ser entregue em seis meses, o que já se mostrou impossível por conta da falta de  liberação do projeto de construção pela DIVISA, o que, segundo o vereador, é prejudicial para a população.

Questionado sobre a contrapartida oferecida à cidade pela Faculdade Estácio de Alagoinhas, Dr. João Eduardo Pereira e Eduardo Andrade detalharam o processo de bolsa de estudos oferecidas a alunos carentes nascidos e com residência fixa em Alagoinhas A Estácio é a única faculdade no município que oferece o curso de medicina e de especialização e pretende que os alunos possam cumprir o período de residência tanto na atenção básica à saúde, quanto em outras áreas, seja no Hospital Dantas Bião, seja no UNACON.

Dr. Antônio Virgínio, provedor da Santa Casa, falou dos serviços prestados pela Instituição há 100 anos, além de explicar que entidades filantrópicas têm preferência na  habilitação, assim como sobre o processo para a implantação de um hospital de oncologia, os estudos de viabilidade técnica e impacto social, a liberação por parte da Anvisa, as parcerias, as fontes de financiamento e a empresa construtora, a mesma que construiu a Faculdade Estácio em apenas três meses, entre outros.

 

Fonte: Nádia Freire/Jornalista – DRT 5229/BA

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here