Brasil obriga passageiros de voos internacionais a mostrar teste negativo para Covid-19

Foto: Reprodução

A medida faz parte de uma portaria do governo. O teste do tipo RT-PCR precisa ser feito em até 72 horas antes do horário previsto para o embarque e pode estar em inglês, espanhol ou português.

Os passageiros de voos internacionais com destino ao Brasil agora precisam mostrar um teste negativo para a Covid antes de embarcar.

A medida faz parte de uma portaria do governo. Primeiro, é preciso preencher uma declaração de saúde que está na página da Anvisa na internet. No caso de brasileiros, dizer que está ciente de que terá que cumprir quarentena de 14 dias após o desembarque, caso tenha passado pela Grã-Bretanha ou Irlanda do Norte nos últimos 14 dias.

Esta é a única exceção, já que todos os outros viajantes que passaram pelo Reino Unido estão proibidos de entrar no Brasil desde o dia 25 de dezembro.

Para desembarcar por aqui também é preciso dizer que está de acordo com as medidas adotadas no Brasil contra a Covid, entre elas o uso de máscaras e procurar atendimento médico e fazer isolamento, se tiver com sintomas.

A Anvisa informou que os dados do viajante não serão utilizados para nenhum outro fim e que serão apagados depois de 15 dias. O viajante poderá responder criminalmente se prestar informações falsas.

Além disso, será preciso apresentar para companhia aérea exame com resultado negativo para a Covid na hora do check-in. O teste do tipo RT-PCR precisa ser feito em até 72 horas antes do horário previsto para o embarque. E pode estar em inglês, espanhol ou português.

Rodrigo Castro está no Texas e não sabe se vai conseguir embarcar para o Brasil.

Menores de dois anos não precisam fazer o teste em nenhuma circunstância. Mas para crianças de dois a 12 anos viajando desacompanhadas, o PCR passa a ser obrigatório.

Fonte: JN – Jornal Nacional

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here