Colegio Santissimo Sacramento completa 80 anos de fundação em Alagoinhas

O Colégio Santíssimo Sacramento, fundado no dia 12 de maio de 1940, na cidade de Alagoinhas-BA, completa no dia de hoje 80 anos de profícua existência. Após 60 anos da inauguração, surgiu a Faculdade e passou a constituir-se em Colégio e Faculdade Santíssimo Sacramento. A instituição de ensino pertence a rede EDUCAMISSAMI, da Congregação das Missionárias do Santíssimo Sacramento e Maria Imaculada, criada em 25 de março de 1896, na cidade de Granada – Espanha, por Maria Emilia Riquelme y Zayas.


Maria Emilia Riquelme y Zayas

Liderando um pequeno grupo de mulheres que expandiu a congregação pela Espanha,  Maria Emilia viu, quase no fim da sua vida, a chegada das missionárias ao Brasil e mais tarde a Portugal. Em 1940, 5 anos após a fundação no Brasil, morre Maria Emília na Casa Mãe em Granada, cumprindo o seu desejo desde de que ficou orfã de promover missões e a educação da juventude.

A abertura do Colégio em Alagoinhas, foi uma solicitação do então prefeito da cidade, o Sr. Antonio Martins de Carvalho Jr., que buscava uma congregação religiosa para conduzir um estabelecimento educacional voltado para a formação das moças da sociedade local.

Funcionava paralelamente ao curso primário pago, que era ministrado no turno matutino, turmas gratuitas para alunas pobres no turno vespertino, que recebiam assistência da Prefeitura local e auxílios de senhoras da sociedade e das próprias freiras; no noturno, também gratuito, as turmas eram destinadas às operárias e às empregadas domésticas.

De 1940 a 1952 o Colégio funcionou na Praça Rui Barbosa, no prédio doado pela prefeitura de Alagoinhas, até ser transferido para a rua Marechal Deodoro, onde se localiza atualmente. A transferência foi importante no que se refere às condições físicas uma vez que o prédio antigo estava ficando pequeno em face da demanda. Para a construção do novo prédio, foram somados esforços da comunidade e de autoridades políticas, locais e estaduais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here