Começam em Salvador os festejos a Bom Jesus dos Navegantes e Nossa Senhora da Boa Viagem

Celebrações seguem até 5 de janeiro. Momento mais aguardado é a procissão marítima de 1º de janeiro, que nesta edição contará com o retorno da galeota Gratidão do Povo.

Começaram nesta sexta-feira (27), em Salvador, as celebrações a Bom Jesus dos Navegantes e Nossa Senhora da Boa Viagem.

Os festejos, que vão até 5 de janeiro, foram iniciados às 7h30, com a lavagem da igreja matriz da Boa Viagem, na Cidade Baixa, seguida de oração. Às 11 h, será realizado o hasteamento da bandeira da devoção.

O tem central deste ano é “Na gratidão do povo navega o Anjo Bom da Bahia”. Segundo a organização, a imagem da Santa Dulce dos Pobres estará presente na procissão terrestre do dia 5 de janeiro.

Nas celebrações a Bom Jesus dos Navegantes e Nossa Senhora da Boa Viagem, os fiéis participam de missas em duas igrejas de Salvador, uma bairro do Comércio e outra na Cidade Baixa, além de procissões terrestre e marítima.

Nesta edição, a galeota Gratidão do Povo, que havia sido embargada pela Marinha na última festa, vai retornar ao mar, para a procissão marítima do dia 1º de janeiro.

Segundo Expedito Sacramento, membro da Devoção do Bom Jesus, grupo responsável pela organização dos festejos, o retorno da embarcação é uma alegria.

“Apesar do curto espaço de tempo, o povo está com saudade da galeota. A festa sem a galeota, sem o Bom Jesus, não é festa. Mas graças a Deus, graças ao Dom Murilo, que assumiu essa questão juntamente com a Fundação Dom Avelar, a galeota está totalmente restaurada. Trocamos a quilha, trocamos o tabuado, recuperamos o camarim todo”, disse.

Entre os dias 28 e 30 de dezembro, sempre às 19:30, acontecerá o tríduo, na igreja matriz da Boa Viagem. No dia 31 de dezembro, a galeota vai para o mar, quando é realizada a missa do embarque.

A embarcação vai até o cais do porto e, de lá, a imagem segue para a basílica da Conceição da Praia. No dia seguinte, em 1º de janeiro, é realizada a procissão marítima, com a imagem do Bom Jesus embarcando na galeota, no píer da Capitania dos Portos. De lá, ela segue para o Porto da Barra e volta para o cais do porto, de onde segue até a Ponta do Humaitá. Lá, a imagem é desembarcada e conduzida por milhares de pessoas até a igreja.

Programação:

27 de dezembro

6 h – Alvorada

7h30 – Missa seguida da lavagem do templo e de um momento de oração

11 h – Tradicional hasteamento da bandeira da Devoção

19:30 – missa com os vendedores ambulantes e as famílias que residem na região da praia da Boa Viagem

28 de dezembro

  • 19:30 – Primeiro dia do tríduo com o subtema: “Fé é também crer que, com o Senhor dos Navegantes, a vida não caminha para o caos”

29 de dezembro

  • 19:30 – Segundo dia do tríduo com o subtema: “Maria, Mãe de Jesus, estenda seu manto de esperança sobre nós”

30 de dezembro

  • 19:30 – Terceiro dia do tríduo com o subtema: “O amor e o testemunho na trajetória do Anjo Bom da Bahia nos inspirem a perseverar na missão”

31 de dezembro

  • 9 h – Galeota descerá ao mar
  • 15 h – Missa de Embarque presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger
  • 16:30 – Imagem do Senhor Bom Jesus dos Navegantes é embarcada na galeota com destino ao cais do Porto de Salvador. Ao chegar no porto, haverá uma procissão até a basílica da Conceição da Praia.

1º de janeiro

  • 8 h – Missa na Basílica da Conceição da Praia presidida por Dom Murilo Krieger
  • 9 h – Missa na Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem
  • 10h – Missa na Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem
  • 10h – No Comércio, a imagem do Senhor Bom Jesus dos Navegantes será conduzida à procissão marítima.

5 de janeiro – Encerramento dos festejos

  • 15:30 – Recitação do Terço
  • 16 h – Missa
  • 17 h – Procissão terrestre com as imagens do Senhor Bom Jesus dos Navegantes, Nossa Senhora da Boa Viagem e Santa Dulce dos Pobres, saindo da Boa Viagem e passando pela Avenida Luiz Tarquínio, Praça Irmã Dulce (Largo de Roma), Rua Henrique Dias, Baixa do Bonfim, Rua da Imperatriz e Largo da Boa Viagem.

 

Fonte: G1 Bahia

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here