Como conseguir o primeiro emprego e como montar o currículo? Veja dicas.

Entrevista: currículo deve ajudar a levar à próxima fase, a da entrevista

O podcast Entre Trampos e Barrancos desta semana aborda o terror de muitos jovens: a primeira entrevista de emprego. Veja quais são as dicas.

Uma das principais preocupações de jovens que buscam um primeiro estágio é driblar a falta de experiência. O foco, então, deve estar nas competências e o objetivo deve ser, em primeiro lugar, chegar à entrevista.

“Você não precisa ter passado por aquela posição anteriormente para comprovar suas competências”, defende o especialista Cláudio Anjos, presidente da Fundação Iochpe. ”Você pode comprovar isso com outros meios”.

Hobbies, atividades desenvolvidas na escola ou faculdade e atividades voluntárias são exemplos. Além disso, os cursos formais são importantes para provar as competências.

Cláudio destaca esses pontos no episódio desta semana do podcast Entre Trampos e Barrancos, apresentado pelas repórteres da EXAME Luísa Granato e Tamires Vitório.

Mais uma dica é pensar o currículo de acordo com a vaga e a empresa desejada, porque o objetivo dele é despertar a curiosidade do recrutador.

“Pense na sua vida pessoal na hora de colocar informações, nas atividades, na sua educação”, aconselha Cláudio.

Mesmo que toda empresa busque habilidades específicas, nenhuma delas vai abrir mão de olhar se o candidato tem responsabilidade e proatividade. E isso pode ser provado com atividades desenvolvidas anteriormente.

Em Entre Trampos e Barrancos, a EXAME traz outras dicas para quem deseja alcançar o primeiro emprego. Autoconhecimento e ficar de olho nas redes sociais são algumas delas.

 

Fonte: Revista Exame

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here