Quinta, 28 de Março de 2024
22°C 33°C
Alagoinhas, BA
Publicidade

Concurso para o Corpo de Bombeiros da Bahia

Concurso para o Corpo de Bombeiros da Bahia

06/08/2019 às 10h19 Atualizada em 06/08/2019 às 13h19
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Comando do Corpo de Bombeiros da Bahia busca preencher centenas de vagas em novo concurso público.

O Comando Geral do Corpo de Bombeiros do Estado da Bahia solicitou ao Governo a autorização para realizar novo concurso público.

Ainda não está confirmado o quantitativo exato de vagas que pode ser efetivamente autorizado. Um ofício do Secretário de Segurança Pública - datado de 28 de maio de 2019, para a SAEB (Secretaria de Administração) - previa o preenchimento de 500 vagas, "conforme autorizado pelo Exmo. Governador do Estado". Entretanto, o pedido inicial falava em 960 oportunidades, a serem preenchidas em duas etapas.

Vale lembrar que Rui Costa já autorizou 2.000 vagas para Soldados da PM e que o quantitativo previsto para os Bombeiros está "em conformidade com a previsão legal". Portanto, a expectativa é grande.

Uma das justificativas do Comando do CBM BA é que o aumento no efetivo seria um "investimento para elevação do nível de segurança a vida e ao patrimônio no âmbito do Estado". Além disso, o reforço no quadro se torna necessário em virtude dos afastamentos e da necessidade de implantação de novos Subgrupamentos/Postos em diversas localidades do Estado.

Um levantamento da Coordenação de Controle de Quadro de Pessoal do Estado feito em junho de 2019, detectou-se que no Corpo de Bombeiros existiam 1.316 cargos ocupados, porém, há 1.481 cargos vagos*.

Requisitos para ingresso no CBM BA:

  • Ser brasileiro nato ou naturalizado;
  • Ter o mínimo de 18 e o máximo de 30 anos de idade;
  • Estar em dia com o Serviço Militar Obrigatório;
  • Ser eleitor e achar-se em gozo dos seus direitos políticos;
  • Idoneidade moral comprovada;
  • Aptidão física e mental comprovada;
  • Estatura mínima de 1,60 m para candidatos do sexo masculino e 1,55 m para as candidatas do sexo feminino;
  • Escolaridade mínima de ensino médio completo;
  • Possuir Carteira Nacional de Habilitação válida, categoria B.

Remuneração - Da mesma forma que acontece com os aspirantes a Soldado PM, quem inicia o Curso de Formação para Bombeiros tem direito a bolsa de um salário mínimo. Após a conclusão do Curso de Formação, serão promovidos à graduação de Soldado do Quadro de Praças Bombeiros Militares. Nesse estágio da carreira, a remuneração inicial pode chegar a R$ 2.621,70.

*Os dados estão no processo SEI BA 089.3141.2019.0009867-72.

 

Fonte: CB - Concursos no Brasil

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias