Congelar Vegetais. Excelente para saúde e para o bolso.

O congelamento elimina os microrganismos da superfície do legume, mantendo-a limpa. Congele assim que comprar, escolhendo sempre os mais frescos.

Quase tudo pode ser congelado, exceto: tomate ( só em forma de molho), rabanete, pepino. A batata não pode ser congelada crua, só na forma de purê, bolinhos ou suflês. Mas os demais vegetais podem ser congelados, ou melhor, devem ser congelados, pois perderão muito menos nutrientes.

Para congelar os vegetais, é necessário que estejam limpos e descascados. Devem ser escaldados em água fervente ou no vapor, nunca deixar cozinhar totalmente e logo que retirar, mergulhar em água com gelo, com ajuda de um escorredor, dando assim, um choque térmico, esse processo se chama “branqueamento”. Com esse procedimento os vegetais manterão sua cor, sabor e textura, além dos nutrientes.

Congele em porções pequenas, em sacos plásticos, tirando o máximo de ar possível. Nunca use o papel alumínio para embalar, pois ele grudará no alimento. Para descongelar pode levar direto ao forno microondas, sabendo que terá que cozinhar mais, já que eles sofreram apenas um pré aquecimento.

Aqui tem uma  lista super legal e completa, para você não ter dúvidas quanto à forma, procedimento e tempo de armazenamento no freezer.
tabela2

Fonte https://showdedicas.net/?p=8180
fonte da imagem:http://www.cozinhadaceci.com.br/2013/06/congelamento-de-vegetais.html

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here