Sexta, 19 de Abril de 2024
21°C 31°C
Alagoinhas, BA
Publicidade

Cosméticos noturnos: confira o que usar para acordar se sentindo nova

Cosméticos noturnos: confira o que usar para acordar se sentindo nova

15/10/2021 às 10h32 Atualizada em 15/10/2021 às 13h32
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Dermatologistas indicam quais os melhores produtos e tratamentos para serem feitos durante a noite de sono.

Nossa pele é diariamente exposta a diversos agressores ambientais, em especial os raios UV. “Em um ciclo de 24 horas, podemos dizer que pela manhã devemos focar em proteção e à noite, em repararmos os danos e nos preparamos para um novo dia”, diz a dermatologista Juliana Piquet. Para isso, nada melhor do que rituais de beleza que associam o sono ao skincare noturno e promovem resultados efetivos. “Durante a noite, não temos contato com fatores externos (sol, poluição, suor) que afetam tanto a ação dos produtos como a absorção deles. Ou seja, o contato desses ativos com a pele é maior e durante mais horas”, observa a dermatologista Juliana Neiva. E não é só a cútis do rosto e do corpo que sai ganhando: o cabelo também pode ser alvo de tratamentos com cosméticos formulados especificamente para esse repouso noturno.

O melhor momento de realizar a hidratação corporal é após o banho, antes de dormir. “A água facilita a absorção do creme hidratante e, à noite, o resultado é mais visível”, destaca a dermatologista Gabriella Albuquerque. A limpeza da face precisa ser reforçada para ficar livre de maquiagem, poluição, cosméticos, oleosidade e sujeira. Vale utilizar água micelar, óleo demaquilante e sabonetes faciais. Não se esqueça do pescoço e do colo: eles também precisam de hidratação, regeneradores celulares e antioxidantes. “Os cosméticos noturnos com ação mais rápida são os à base de retinol”, afirma Gabriella.

Conhecidos como skin night repair, esses produtos têm ação fotossensível e deixam a pele mais sensibilizada e vermelha, quando exposta à luz do dia. “Também é válido caprichar na hidratação facial à noite. Estudos já demonstraram que, nesse período, a pele está com a barreira menos fortalecida”, observa Juliana Piquet. Além disso, aplique cosmético específico para a região dos olhos. “Ao dormirmos, há um aumento da circulação sanguínea para os órgãos periféricos. É o momento em que a pele e o couro cabeludo são mais vascularizados e a regeneração desses tecidos acontece de forma muito mais efetiva”, explica Gabriella.

Também não faltam formulações que prometem o famoso efeito “cinderela”, ideais para quem deseja acordar bem e com aquele ar descansado. Para conseguir esse resultado, aposte nas sleep masks (máscaras de dormir), mas apenas uma vez por semana. Lábios também merecem atenção especial enquanto você descansa. “A mucosa sofre ainda mais se comparada a outras regiões. Com o uso de máscara de proteção, o atrito constante faz com que os lábios fiquem sensíveis. Procure por balms com vitamina B5”, sugere Juliana Neiva. Outra velha tática noturna que sempre rende é aplicar creme nos pés antes de se deitar. “Minha dica é usar meia depois de passar o hidratante para, assim, aumentar a penetração durante as horas nas quais não há contato com o chão. Os pés ficam macios e saudáveis”, continua a dermatologista.

Máscaras noturnas para o cabelo também estão em alta: grande parte tem como objetivo proporcionar maior hidratação aos fios. Devem ser usadas uma vez por semana ou a cada 15 dias. “Porém, se a pele do couro cabeludo tiver dermatite seborreica, a umidade prolongada não é recomendada”, alerta Juliana Neiva. Óleos e séruns também são boas opções. E, claro, uma noite tranquila é essencial: “Quem dorme pouco tem um aumento da queda dos fios ”, avisam as dermatologistas.

 

Fonte: Jornal O Globo

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias