Cuidados que você precisa ter com a pele no inverno

0
80

O inverno deste ano chegou provocando a queda de temperatura em diversas cidades do sudeste e sul do país, os termômetros de alguns locais chegam a marcar abaixo de zero. O que isso afeta a saúde da sua pele? Como a baixa a umidade, falta de hidratação e o vento frio podem podem intensificar o ressecamento?

Com o frio intenso desse período, as pessoas acabam esquecendo da proteção solar, obrigatória todos os dias do ano. A exposição inadequada ao sol provoca ressecamento da pele e dificulta a renovação celular, comprometendo o bom funcionamento do organismo e reduzindo a quantidade de colágeno no organismo, a proteína que é responsável pela flexibilidade e resistência da pele.

O efeito disso é uma sequência de problemas que podem ser percebidos rapidamente como aparecimento de rugas, linhas de expressão, queda acentuada de cabelos, unhas fracas, rachaduras em pés e lábios e, se mais acentuado, deixando ossos, dentes e músculos enfraquecidos.

A mudança de hábitos e cuidados com a alimentação e hidratação permitem que você aproveite o inverno com muita saúde. “Tomar água constantemente para hidratar o corpo e passar hidratante para evitar o ressecamento da pele”, revela o dermatologista Luiz Fernando do Hospital das Clinicas da Universidade Federal de Goiás.

Cuidados básicos com a pele no inverno:

Use protetor solar – A exposição solar em excesso, independente da época do ano, é sempre ruim para a saúde da pele. O corpo necessita de vitaminas produzidas a partir da luz do sol, mas não quer dizer que você não deva se proteger. Passe sempre protetor com FPS acima de 15. Esse cuidado é necessário para a sua pele não fique ressecada.

Proteja os lábios – O vento frio do inverno atinge o fortemente a região do rosto, muitas vezes esquecida por nós. Isso provoca o ressecamento da pele e dos lábios. Muitas mulheres já usam batom com hidratação, que acaba protegendo a boca, mas esse cuidado é ignorado por homens. A recomendação é que seja usado um hidratante labial, como é o caso da manteiga de cacau.

Evite exagero nos banhos quentes – A pele produz uma oleosidade natural que funciona como manta protetora contra radicais livres. Banho em alta temperatura remove essa proteção e deixa a pele vulnerável. Neste caso, a recomendação de especialistas é que você use um hidratante corporal logo após o banho, repondo a proteção que a pele necessita.

Evite cigarro e exagero com álcool – O tabaco é um vilão da sua saúde e afeta a renovação celular, abrindo as portas para a atuação dos radicais livres. Além disso, o consumo exagerado de álcool faz com que o descontrole a absorção de água, acelerando o ressecamento. A dica aqui para quem não consegue evitar aquela cervejinha no fim do dia é intercalar a bebida com a ingestão de água, deixando os níveis equilibrados.

Hidrate-se – É um pensamento comum achar que no inverno devemos consumir menor quantidade de água. Isso é um grande engano. O corpo continua necessitando de grandes quantidades do líquido para o bom funcionamento dos órgãos. Além disso, a baixa temperatura tira a umidade do ar e da pele, exigindo a reposição da água. Fique atento aos sinais do seu organismo e beba água várias vezes ao longo do dia.

São vários os sintomas que o corpo emite quando existe deficiência de colágeno no organismo, alguns deles podem ser esses aqui.

Cuide da sua saúde no inverno para aproveitar o melhor que a estação tem a oferecer sem que surjam dermatites e outros problemas comum ao período.

Fonte: Mayk Souza

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here