Da “Invasão feirense” na Secretaria de Saúde ou de como é importante verificar os números.

0
637

O assunto que está presente nas conversas da cidade, por conta de notícias na coluna de Levi Vasconcelos (Jornal A Tarde), nos levou ao titular da Secretaria de Saúde de Alagoinhas, em busca de esclarecimentos. Sua Cidade em Revista foi, então, convidada para uma conversa na última segunda-feira, cujos temas abordados são objeto dessa matéria.

O primeiro tema foram as nomeações de profissionais, oriundos de Feira de Santana, para compor o staff do secretário. Rodrigo confirmou que trouxe, efetivamente, seis (6) pessoas com as quais já trabalhava em Feira e assim o fez porque o convite do prefeito veio com a missão expressa de imprimir um novo ritmo que garantisse à população melhor assistência na saúde, o principal compromisso de campanha do atual governo. “Ora, naturalmente, isso implica em mudanças nos esquemas de trabalho”, disse ele. Dai a necessidade de trazer sua equipe, que no universo de 45 pessoas do organograma, não chega a 15%.

“Um exemplo de mudança é o novo formato no recebimento e estocagem de materiais (medicamentos e insumos em geral). Se antes a compra era feita e diretamente enviada para os pontos de atendimento, onde ficavam estocadas, hoje vai para o Almoxarifado Central que recebe todos os produtos do fornecedor, confere as notas fiscais e controla o estoque, dando saída a partir das solicitações para cada unidade. Esse novo esquema de trabalho, começou com a transferência de material das unidades para o novo local, aos cuidados da CAF – Centro de Abastecimento Farmacêutico, para onde foi nomeada funcionária de carreira da Prefeitura, ” informou Matos.

 Ainda em relação ao organograma da SESAU, ele fez questão de nos informar que manteve diversos profissionais em cargos comissionados, principalmente os que pertencem ao quadro da PMA, desde que  o histórico da atuação do profissional agregue valor ao esquema de gestão atual. SAMU, CAPs, Vigilância Sanitária, Tesouraria (da Saúde), são alguns exemplos.  A política da pasta, ainda segundo ele, é manter os funcionários efetivos, com capacidade técnica comprovada, nas Coordenações dos serviços. Além disso, para enfrentar o desfalque no corpo funcional, principalmente na Atenção Básica à Saúde, a Secretaria está convocando aprovados pelo REDA ainda em vigência.

 Denúncias de que faltam medicamentos e até papel higiênico e copos plásticos nos locais de atendimento, foram confirmadas e justificadas pelo Secretário pelo fato de ter encontrado estoque praticamente zerado e dívidas do governo passado a serem pagas imediatamente (salários atrasados, cooperativas médicas, GPS, por exemplo), mas a situação estará resolvida até o final de fevereiro, exceto medicamento que pode se estender até março.  

 Acrescente-se às pedras no caminho da atual gestão, os sucessivos bloqueios nos depósitos do FPM, por conta do não recolhimento de parcelas do INSS descontadas sobre salários, inclusive décimo-terceiro (13º), e as elevadas contas em aberto deixadas pelo gestor anterior. A retenção do FPM de Alagoinhas neste ano já chega ao valor de R$ 3,17 milhões, as contas em aberto ainda estão sendo levantadas e estima-se que podem alcançar valor dez (10) vezes maior do esse. Sobre o assunto, transcrevemos a opinião de Daniel Grave (SEFAZ):  “Essa situação prejudica a oferta dos serviços públicos e diminui a nossa capacidade de investimento.”  ” Essa questão, sim, de grande importância, deve ser acompanhada cuidadosamente pela sociedade, porque impacta o orçamento de 2017, obrigando a um contingenciamento de despesas para manter a máquina administrativa funcionando, complementa Rodrigo Matos.

 Quanto à palavra “esquema” que tem causado tanta polêmica, recebemos o seguinte esclarecimento:

Há 34 sinônimos de esquema para 7 sentidos da palavra:

 Representação gráfica e simplificada de algo:
1. traçado, figura, esqueleto, estrutura, representação, gráfico, diagrama.

 Esboço:
2. desenho, croqui, delineamento, bosquejo, debuxo, esboço.

 Plano:
3. programa, projeto, planejamento, plano.

 Resumo:
4. resumo, súmula, síntese, sinopse.

 Arranjo:
5. conluio, arranjo, conchavo, negociata.

 Organização:
6. métodos, sistema, organização, modo.

Estratégia:
7. táticas, estratégia, estratagema.

 Rodrigo Matos afirma que usa a expressão a partir dos seguintes sentidos:: plano, organização ou estratégia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here