Desenvolvimento do campo: prefeito Joaquim Neto se reúne com moradores do Pindobal de Cima para discutir melhorias e investimentos à agricultura familiar

0
137

Depois de iniciar a entrega de 800 toneladas de adubo às comunidades rurais, em mais uma ação de fomento aos pequenos produtores, através da Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAG), o prefeito Joaquim Neto iniciou a semana, nesta segunda-feira, junto aos moradores do Pindobal de Cima, na zona rural, para debater melhorias e investimentos às comunidades.

Não é a primeira vez que o gestor aposta no desenvolvimento do campo com incentivos, distribuição de insumos e intervenções nas estradas de escoamento da produção agrícola.

“Na realidade, a gente não tinha estrada antes. Quando chegava lá embaixo, no pé da ladeira, quem tinha jegue colocava as compras e levava pra casa. Quem não tinha, escondia uma parte da mercadoria no mato, subia e voltava pra fazer mais uma viagem e terminar de levar as coisas. Era um sofrimento. Saltava lá embaixo e tinha gente que vinha andando com saco nas costas. Hoje, estamos no céu, com as intervenções que estão sendo feitas na estrada pelo prefeito e pela equipe dele. O ônibus escolar já está circulando por aqui e temos um secretário que olha pela zona rural e atende toda a comunidade”, relatou a moradora Maria do Carmo Santos da Paixão, de 50 anos, que faz parte da associação comunitária do Pindobal.

Enxergando o desenvolvimento agrário, entendendo a importância das associações e buscando formas de incentivar a pequena produção rural, a Prefeitura de Alagoinhas tem fomentado iniciativas que impulsionem o setor, com ações de recuperação de estradas vicinais, entrega de adubo orgânico para incremento à produtividade nas lavouras, capacitações, maquinário e parcerias.

Segundo o secretário municipal de agricultura, Geraldo Almeida, as ações implementadas fazem parte das políticas públicas que visam ao desenvolvimento rural e têm como foco fornecer subsídios para que a produção dos agricultores se torne cada vez mais eficiente.

Na região do Pindobal de Cima, conhecida principalmente pelas culturas de amendoim, aipim, feijão e milho, o maquinário permanece a todo o vapor na estrada e o diálogo aberto com a comunidade parece o caminho possível para uma gestão transparente que trabalha por melhorias ao setor.

“É bom que o prefeito não fique apenas no gabinete da Prefeitura, mas que venha ouvir, dialogar abertamente, olho no olho, para entender de perto as necessidades da nossa gente”, pontuou Joaquim Neto.

Na reunião com a associação de moradores, o prefeito anunciou também a construção de uma unidade de saúde na região, atendendo a uma solicitação antiga da comunidade. A unidade deverá ser construída com apoio de emenda parlamentar do vereador Duy do Frango. A previsão é de que as obras sejam iniciadas ainda este ano.

 

Fonte: SECOM – Secretaria de Comunicação de Alagoinhas

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here