Diretores, professores e coordenadores pedagógicos de 59 escolas se reúnem para debater 3ª unidade de práticas pedagógicas do município

0
87

Com foco em fortalecer a rede municipal de educação, diretores e coordenadores pedagógicos de 59 escolas municipais se reuniram, nesta quinta-feira (4), para discutir os encaminhamentos do planejamento nucleado que será realizado neste sábado (6), com professores da pré-escola e do 1° ao 5° ano.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), responsável pela iniciativa, o planejamento nucleado de ações, que acontece periodicamente, tem como objetivo não apenas proporcionar, aos educadores, instrumentos de melhoria dos índices de alfabetização, mas favorecer o desenvolvimento pleno do indivíduo e evitar o improviso em sala de aula.

Distribuídos em 10 núcleos, os professores vão socializar experiências exitosas e planejar as atividades que serão desenvolvidas em torno do eixo “saberes e práticas humanizadoras”, que será trabalhado durante a III unidade escolar, conforme cronograma previsto pela SEDUC.

“A equipe técnica da SEDUC vai acompanhar esses núcleos, eles vão sentar, planejar, socializar essas informações e sugestões de atividades que fornecemos em forma de coletânea, com sequências didáticas. O material inclui informações sobre a história de Alagoinhas e os grupos se organizam para ver o que pode ser trabalhado de acordo com as especificidades de cada unidade escolar”, pontuou Marivalda Carneiro de Almeida, coordenadora dos anos iniciais da SEDUC.

Segundo a coordenadora, devem ser abordados nas aulas, durante esta unidade, manifestações culturais de Alagoinhas, festejos populares, mitos e lendas da comunidade; tudo isso – enfatizou – “sem perder de vista os conteúdos para cada ano escolar e os indicadores de aprendizagem”.

Ao final da III unidade, iniciada esta semana, e da IV unidade, prevista para o final do semestre, as escolas realizarão uma ação de culminância, como desdobramento dos conteúdos desenvolvidos.

No primeiro semestre deste ano, quando foram trabalhadas questões sobre identidade, a atividade #SuaSelfieExposição, desenvolvida entre alunos de uma escola municipal da zona rural, chegou a originar um livro, que será publicado com apoio da SEDUC.

O intuito, segundo a secretaria, é de que as discussões, atividades, reflexões levantadas a partir do subtema da unidade e do planejamento contribuam para avanços na aprendizagem dos alunos e também para que os educadores possam, cada vez mais, pensar juntos a prática pedagógica.

O planejamento nucleado deste sábado será realizado das 8h às 13h, nos polos Adalgisa Santos, Menino Jesus, Paulo Freire, Marco Maciel, Eraldo Tinoco, Maria de Lourdes, Maria Feijó, Dom Avelar, Luzia Margarida Pinto e Tomé de Souza.

 

Fonte SECOM
Foto Roberto Fonseca

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here