DESCRIÇÃO DA VAGA - Essa vaga se destina a processo seletivo para formação de banco de currículos da categoria Professor Auxiliar I para o curso de Medicina e a disciplina Clínica Médica.
Os professores devem ser organizadores de novos conhecimentos e de novas ideias, além de construtores na área do saber, apresentando aos alunos conceitos e métodos para que possam atingir seus objetivos educacionais e de carreira. O professor deve ter conhecimentos sólidos em sua área de atuação, boa comunicação e didática e ser apaixonado por educação.
Etapas do Processo Seletivo
- Inscrição - Ao candidato será atribuída total responsabilidade pelo correto preenchimento de suas informações.
- Avaliação da documentação docente - Os candidatos deverão anexar na plataforma os documentos de titulação (diplomas de graduação, especialização, mestrado e/ou doutorado e publicações) que serão validados antes da próxima etapa.
- Triagem curricular - A triagem curricular será realizada pelos coordenadores dos cursos demandantes e levará em consideração diversos critérios tais como a aderência, titulação, disponibilidade, experiência docente e experiência profissional.
- Prova de Aula e Entrevista - A duração da prova de aula e entrevista será de até 40 (quarenta) minutos. Não é garantida a existência de recursos como data show, microfone ou outros. Os candidatos deverão estar preparados para utilizar somente quadro e exposição oral.
- Entrega de Documentação - Os aprovados deverão apresentar a seguinte documentação clique aqui.
- Admissão - Após entrega de toda documentação e exame admissional, você fará parte do time Estácio.
RESPONSABILIDADES E ATRIBUIÇÕES
- Atuar como agente facilitador do processo de aprendizagem, encantando e despertando o interesse permanente dos alunos para o estudo, pesquisa e extensão, a reflexão e a busca de novos conhecimentos por meio de metodologia ativa;
- Fazer uso devido do material didático disponível, bem como deve estimular uso do material bibliográfico da disciplina, através da consulta a livros e periódicos existentes na biblioteca virtual e presencial.;
- Cumprir os prazos estabelecidos no calendário acadêmico para evolução dos alunos nos cursos;
- Registrar, por meio de pauta eletrônica (rotina operacional docente), lançamento da frequência, o conteúdo das aulas, os resultados das atividades acadêmicas dos alunos, lançamento das notas e demais informações referentes aos componentes em prazo definido no calendário acadêmico;
- Desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão;
- Aderir ao modelo de ensino da Estácio e disseminá-lo com os alunos (sugestões de questões para o banco, utilização sala virtual de aprendizagem, programas de reforço acadêmico “avaliando aprendizagem” e “nova chance”, cumprimento plano de ensino).
REQUISITOS E QUALIFICAÇÕES
- Graduação em Medicina.
- Titulação mínima de pós-graduação lato sensu;
- Desejável experiência como docente;
- Desejável conhecimento ou interesse em metodologia ativa e sala de aula invertida;
- Capacidade de comunicação expositiva e precisa do tema;
- Atualização e domínio de conhecimentos teóricos e práticos referentes ao tema;
- É indispensável que o candidato tenha currículo lattes atualizado, este é um dos critérios de eliminação.
ESTÁCIO DOCENTE - A Estácio é um dos maiores e mais respeitados grupos do setor educacional brasileiro. Há 49 anos, proporciona acesso a um ensino de excelência em larga escala e de maneira única. Movida pelo propósito de “Educar para Transformar”, a instituição está presente:
- Em 23 estados e no Distrito Federal;
- Por meio do ensino presencial em mais de 90 Unidades;
- Em todo o Brasil com o EaD em mais de 600 polos;
- Com um total de mais de 500 mil alunos matriculados;
- Entre docentes e colaboradores, há mais de 12 mil profissionais atuando com paixão, em linha com a missão da companhia.
Trabalhamos para que nossos alunos sejam agentes de mudança e atuamos no desenvolvimento das comunidades em que estamos presentes por meio, sobretudo, da difusão do conhecimento.
Baseado na construção coletiva do conhecimento, tendo a participação de docentes das IES do Grupo Estácio em todo Brasil, o Modelo de Ensino da Estácio favorece a aplicação de metodologias e práticas pedagógicas que enriquecem o processo ensino-aprendizado e o uso de ferramentas de gestão da aprendizagem que contribuem para o acompanhamento do desempenho dos alunos.
Inovação tecnológica e metodológica também é fundamental no Modelo de Ensino da Estácio e está presente em recursos como:
- SAVA (Sala Virtual de Aprendizagem),
- BdQ (Banco de Questões), produção
- Material Didático Digital gratuito com conteúdo Interativo,
- Biblioteca Virtual.
Por meio do SAVA, o aluno e o professor contam com uma plataforma digital que permite acesso em tempo real, on-line, ao portal Estácio e a vários conteúdos acadêmicos, produzidos por nossos professores, desta forma, todos os professores tem a oportunidade de atuar como conteudista, seja na elaboração de disciplinas online, planos de ensino, planos de aulas, e livros didáticos.
A Estácio desenvolve, desde 2017, matrizes curriculares em resposta aos constantes desafios para garantir a qualidade e a relevância de seus serviços educacionais, num movimento de aperfeiçoamento constante de seu Modelo de Ensino.
A nova geração de matrizes incorpora inovações metodológicas, a partir da adoção de disciplinas híbridas, e consolida o uso intensivo de tecnologias digitais, promovendo a articulação e integração entre a sala de aula presencial e o ambiente virtual.
Desse modo, as metodologias tradicionais deverão ceder cada vez mais espaço a metodologias ativas, conferindo protagonismo ao aluno e oferecendo ao professor recursos para uma mediação pedagógica mais colaborativa e sintonizada com as novas mídias.
O docente Estácio tem diversas oportunidades de aprimoramento acadêmico, veja quais são eles:
- Descontos para os cursos de pós graduação lato e stricto sensu;
- Programa de Incentivo à qualificação Docente que oferece cursos de formação continuada e subsídios para participação em eventos científicos, entre outros;
- Programa de internacionalização com parceira de várias instituições como a Birmingham City University(Reino Unido), Universidade de Lusíada(Portugal), The University of Oklahoma(Estados Unidos) etc.
Fonte: Estácio