Domingo (10) é dia de festa na praça. Surpreenda-se.

0
384
????????????????????????????????????

Fest in Canto – Festival Intercolegial de Novos Talentos da Música e 2ª Feira Sociocultural da BSC/Copener

Em sua segunda edição, o Fest in Canto promete uma final cheia de emoção com a participação de candidatos que chegarão dispostos a conquistar o primeiro lugar em sua categoria e assegurar a gravação de seu primeiro CD. O evento contará com representantes de Alagoinhas, Aramari, Conde, Entre Rios, Esplanada, Inhambupe e Itanagra. Será no dia 10 de dezembro, domingo, a partir das 14h, na Praça Prof. Mario Laert ( apelidada de Slin), em Alagoinhas. O projeto conta com a parceria das prefeituras municipais, por meio das secretarias de Educação e Cultura, e é executado pela escola de música Laboratório Musical, que também executa o projeto Música na Escola da BSC/Copener.

Segundo Mouana Fonseca, coordenadora de Relações Institucionais e Sustentabilidade da BSC/Copener, o número foi surpreendente:  “tivemos mais de 300 inscritos, de aproximadamente 50 escolas, para as seletivas nos municípios. Os números superam os do ano passado e acreditamos que esta é mesmo a tendência do festival: crescer ano após ano não apenas em número de participantes, mas na qualidade dos candidatos”, destaca ela. “O público pode esperar por uma boa surpresa este ano, porque os candidatos estão muito bons e acreditamos que grandes nomes da música no futuro muito próximo poderão estar se apresentando no palco do Fest in Canto”, completa Mouana.

Segundo ela, o festival é um desdobramento do Projeto Parceiros da Escola – Música, criado em 2014 pela BSC/Copener que viabiliza a realização de aulas gratuitas de iniciação musical em turnos opostos aos das aulas regulares, em escolas públicas municipais de Aramari e Itanagra, já tendo beneficiado cerca de 392 estudantes neste período. Foi o desempenho dos alunos nestas cidades que estimulou a empresa a idealizar o festival não apenas nestes locais, mas envolvendo estudantes da rede pública de outros municípios da região.

“Na ocasião também acontecerá a 2ª Feira Sociocultural da BSC/Copener, com a exposição e venda de produtos desenvolvidos nos projetos sociais da empresa em diversas localidades, especialmente na zona rural. A beleza e a variedade dos produtos que os parceiros sociais vão expor, mostram a importância do incentivo para que muitos talentos e potencialidades desconhecidos venham à tona e transformem as vidas de famílias e comunidades inteiras. Isso porque todos os produtos, sejam as peças em artesanato, os doces e salgados, os produtos agrícolas e tudo o mais são frutos do investimento social que a BSC/Copener vem se esforçando muito para consolidar na região”, ressalta a coordenadora.

O entusiasmo de Mouana – que se estende aos expositores – se justifica. A 2ª Feira Sociocultural, que será montada ao lado do palco do Fest in Canto, reunirá dezenas de artesãos e produtores rurais que descobriram fontes complementares de renda a partir do aproveitamento de recursos naturais existentes em suas próprias comunidades, como é o caso das fibras de piaçava e cipó, que dão origem a uma série de itens de decoração e utilidades domésticas que vêm conquistando mercados importantes até mesmo em redes de lojas famosas, que passaram a adquirir seus produtos para revender. Será uma bela oportunidade para o público antecipar compras de presentes de Natal para a família e amigos com artigos exclusivos.

Andréa Alcântara

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here