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Educação Ambiental nas escolas começa com Projeto Floresta

Educação Ambiental nas escolas começa com Projeto Floresta

02/12/2018 às 10h39 Atualizada em 02/12/2018 às 13h39
Por: Redação
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Foto: Reprodução
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Três secretarias se envolveram no projeto. Na foto, os secretários Tácio Lobo, Moacir Lira e José Edésio.

Canteiro de plantas, horta, cantinho do silêncio e balanço para as crianças. A área que os alunos da Escola Municipal Alagoinhas IV chamam agora de “parque” foi inaugurada nesta sexta-feira (30), após uma ação integrada entre Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente (SEDEA), Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) e Secretaria Municipal de Saúde (SESAU).

A iniciativa partiu do Programa “Alagoinhas 3+”, que faz, do esforço integrado entre as pastas municipais, meio de extrapolar os muros das escolas com vista ao desenvolvimento sustentável.

“Eu queria que tivesse um túnel de flores no começo da entrada. Muitas flores e grama”, escreveu a estudante Érica Silva de Souza, do 5º ano, antes de ver o local transformado

Jaime Damasceno, do 6º ano, pediu uma casa na árvore, gangorras, balanço. E a lista de desejos dele para a área verde se juntou – na solenidade de inauguração do espaço – a um varal de anseios para o quintal da escola.

Com novas cores, muita grama e opções de lazer para as crianças, a área inaugurada promete se tornar, a partir de agora, uma possibilidade de diversão, relaxamento, recreação, de plantio e – por que não? – também de colher.

“Na última quarta-feira, dia 28, quando a mãe de uma das alunas veio buscá-la na escola, a primeira coisa que a pequena falou foi ‘Mãe, hoje eu plantei umas cenouras! E a tia disse que depois vamos colher para a senhora cozinhar para eu ficar forte’. Quando observo essas situações, penso que o Floresta Escola poderia ser sinônimo de qualidade de vida, de educação ambiental, de área recreativa, de produção de alimentos naturais, de influência nas escolhas alimentares das crianças. Mas é bem mais que isso. O que tratamos aqui, na verdade, são das relações. Dos pais, dos alunos, dos professores, da comunidade. E como todo comportamento pode mudar diante de um espaço favorável, gerando bons frutos. Talvez, para alguns alunos, este seja o único espaço de contato de integração com o meio ambiente e isso, por si só, já diz muito sobre o programa”, relatou a ecóloga da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente, Arivânia Santos, que coordenou a ação realizada.

De acordo com a SEDEA, o espaço também deve encorajar o público infantil e agregar os pais de forma mais efetiva ao processo de aprendizagem dos filhos.

Para o secretário de educação, Tácio Lobo, o intuito agora é que a iniciativa não seja pontual. “Ano que vem, nossa missão será conseguir levar essa ideia do Projeto Floresta para mais 5 escolas do município”, garantiu.

A SEDEA informou que atividades dos outros eixos do programa, que concernem à preservação ambiental, à recuperação de áreas degradadas, à revitalização de corpos hídricos e à conscientização também serão desenvolvidas no próximo ano.

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