Em Alagoinhas, usuários podem solicitar a emissão do cartão SUS pelo WhatsApp; confira

Em Alagoinhas, o Cartão Nacional de Saúde – documento de identificação dos usuários do SUS – pode ser requisitado, a partir de agora, de maneira digital, através de WhatsApp. Fundamental para acesso a serviços e atendimentos de saúde, o Cartão SUS era requisitado através de unidades PSF e na sede da secretaria. Para evitar a aglomeração de pessoas, diante do enfrentamento à pandemia, e visando facilitar o acesso do cidadão ao documento, a Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) disponibilizou um número WhatsApp que estará, de segunda a sexta-feira, das 7 h às 13 h, atendendo às solicitações dos usuários, tanto para emissão quanto para a atualização do Cartão SUS.

De acordo com a SESAU, a medida permite o atendimento rápido às solicitações, evita que o munícipe precise se deslocar de forma presencial para a confecção do documento e assegura o serviço essencial de forma gratuita. O Cartão SUS será disponibilizado via WhatsApp, ao solicitante, em um prazo máximo de 72 h após concluído o requerimento com envio dos documentos necessários (RG/certidão de nascimento, para quem ainda não possui cédula de identidade, CPF e comprovante de residência).

“Sobretudo nesse período de pandemia, o canal disponibilizado, com o atendimento remoto para confecção e atualização do Cartão SUS, é uma forma de reduzir a exposição do nosso munícipe e de garantir, a ele, o acesso facilitado a um documento de extrema importância para a vinculação de serviços de saúde”, afirmou a secretária municipal de saúde, Rosania Rabelo. O Cartão SUS é indispensável para a marcação de consultas, exames, cirurgias, tratamentos e garante o acesso a medicamentos que são ofertados gratuitamente aos usuários pelo Sistema Único de Saúde.

 

Fonte: SESAU/Alagoinhas

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here