Eu vejo você – Diálogos entre Rosas Negras

EU VEJO VOCÊ – Diálogos entre Rosas Negras trata-se de um ciclo de LIVES que propõe um bate-papo entre a atriz Fabíola Nansurê e ATRIZES PRETAS convidadas, sobre os seus respectivos processos de formação, e vivências artísticas. Essa linda troca será principalmente, para dialogar sobre as dificuldades e conquistas alcançadas durante as suas trajetórias artísticas. Esses diálogos objetivam o fortalecimento, o PODERAMENTO e a criação de uma rede afetiva entre essas atrizes pretas.

Em meio a pandemia do corona vírus, o caos político e social que vem assolando a nossa população, sobre tudo, a população negra, por isso, é de extrema importância fortalecermos os diálogos e buscar compreender como nós, ATRIZES PRETAS, vamos nos manter no mercado teatral e quais serão as estratégias necessárias para buscarmos a nossa sobrevivência e dos nossos fazeres artísticos.

Na LIVE teste, exibida na segunda-feira 08/06, a diretora e dramaturga Onisajé, que assina a dramaturgia do espetáculo Rosas Negras, destacou a importância do projeto e a importância da existência da dramaturgia feminina:

“- Quando uma mulher escreve num momento e na atualidade, devido a tudo que a gente viveu no decorrer desses tempos, a visibilização, a afirmação desse espaço de narrativa da mulher, feita por mulheres, pensada por mulheres, voltada para mulheres é muito importante, no caso de mulheres pretas mais ainda. Portanto, a ação política da existência dessas narrativas, afirmam que as mulheres existem, e que elas devem ser autoras e protagonistas das suas histórias.”

Eis a imensa capacidade de transformação, renascimento de objetivos, e a importância da arte preta, feita por mulheres pretas, assim, Onisajé nos trouxe em sua fala e Berna Alves confirma em sua participação na LIVE.

A abertura do projeto, exibida na terça-feira (09/06), contou com a participação da atriz e coreógrafa Berna Alves como primeira convidada. Berna, uma das atrizes pioneiras do teatro alagoinhense, destacou a importância do reconhecimento e da validação enquanto atriz preta:

“- Diálogos Entre Rosas Negras foi um afago na alma, uma demonstração de carinho e afeto. Viver sem arte é viver sem vida. E fortalecer os nossos diálogos durante a pandemia, nos fará voltarmos ainda mais fortes e mais conectadas do que já somos.”

As LIVES são exibidas no Instagram @rosasnegras.espetaculo, sempre às 20:00,  às terças e quintas. A programação conta com a participação de ATRIZES PRETAS, de Salvador, do interior do estado, de outros estados brasileiros (SP, RJ, CE, MG, RS), e integra uma participação internacional.

A ficha técnica do projeto conta com profissionais negras e negros da cena artística cultural baiana. Atriz – Fabíola Nansurê, Publicitária – Thais Sousa, Designer Gráfica – Maria Luíza Figueredo, Social Media – Katson Freitas, Produção – Ely Batista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here