Quinta, 28 de Março de 2024
22°C 33°C
Alagoinhas, BA
Publicidade

F-150 Lightning é a versão elétrica da picape Ford mais vendida nos EUA

F-150 Lightning é a versão elétrica da picape Ford mais vendida nos EUA

19/05/2021 às 09h52 Atualizada em 19/05/2021 às 12h52
Por: Redação
Compartilhe:
F-150 Lightning: picape mais popular dos Estados Unidos ganha versão elétrica (Ford/Divulgação)
F-150 Lightning: picape mais popular dos Estados Unidos ganha versão elétrica (Ford/Divulgação)

Modelo lidera o ranking de vendas nos EUA há 44 anos e deve ter papel fundamental na mudança para veículos elétricos.

Ford deve entrar de vez no mercado de elétricos nesta quarta-feira. A empresa anuncia hoje o lançamento da F-150 Lightning, versão elétrica da picape que ocupa há 44 anos o posto de carro mais vendido todos os anos nos EUA.

A F-150 é tão comum na vida do americano que é o veículo mais popular em 30 dos 50 estados do país. O carro é também central às finanças da gigante automotora. De acordo com um estudo feito pela Boston Consulting Group, encomendado pela Ford, a picape vendeu 900.000 unidades nos EUA em 2019, gerando um faturamento de 42 bilhões de dólares. É quatro vezes o faturamento anual da Tesla em apenas um veículo.

O veículo não é a primeira picape elétrica a ser divulgada — Elon Musk fez bastante barulho quando a Tesla soltou o Cybertruck no final de 2019. Mas a eletrificação da F-150 tem um significado e faz parte de uma estratégia distinta.

O presidente americano Joe Biden, por exemplo, esteve na sede da Ford na terça-feira, 18, para o lançamento e para anunciar um projeto de investimento trilionário na geração de empregos, principalmente em empresas que têm cadeia de produção nos EUA.

Biden tem interesse extra em investir na fabricação de veículos elétricos para promover uma agenda de desenvolvimento mais verde e sustentável, e também para competir com a China nessa frente. “Agora, a China está liderando esta corrida, não se engane”, disse, sobre os carros elétricos. “Eles não vão vencer. Não podemos deixar”.

A F-150 está no radar há pelo menos 4 anos e deve ser apresentada como um veículo sólido. Apesar disso e da popularidade do veículo, é incerto se os americanos, tão fãs da picape, irão migrar para um carro elétrico. É possível que a mudança crie uma série de “ambientalistas acidentais”, como descreveu ao The Wall Street Journal, o professor Matthew Kahn, que ensina economia na Universidade do Sul da Califórnia. Muitos dos consumidores da F-150 não ligaram para mudanças ambientais, para potência ou capacidade de reboque — o torque instantâneo dos carros elétricos pode ser um ativo atraente.

O cenário é favorável à F-150, resta ver se ela terá o triunfo de sua versão a combustão.

 

Fonte: Revista Exame

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias