Falta de informação da margem a boatos que intranquilizam a população

Na manhã de hoje (19) começou a circular na cidade de Alagoinhas a noticia de que haveria um paciente com suspeita de corona vírus internado no Hospital Regional Dantas Bião. Recebemos inúmeros telefonemas e mensagens pelo whatsapp, inclusive de parentes impedidos de visitar familiar por conta disso.

Pedimos esclarecimento à SECOM, mas só às 16h50 conseguimos contato com a jornalista que estava no gabinete da secretária de saúde, onde também estava Dra. Flávia, diretora do HRDB. Ao perguntar se havia algum paciente COM SUSPEITA de corona virus internado no nosocômio, recebemos a seguinte resposta: “há pouco a diretora médica do Hospital Regional Dantas Bião esclareceu que a informação divulgada é inverídica e o município não registra nenhum caso confirmado até o momento. Segundo a diretora, o hospital fez algumas alterações de fluxo como medida preventiva. A previsão é de que amanhã a gente solte, com a Vigilância, um boletim sobre a situação de Alagoinhas. Mas a SESAU reforça que não há casos registrados até o momento.” Insistimos na pergunta: não falamos confirmado, mas, sim, suspeito. Tem algum caso suspeito internado no Bião? E a resposta da jornalista foi: o boletim de casos suspeitos em todo o município teremos amanhã, com a Vigilância Epidemiológica.

Uma comunicação clara, precisa, transparente e imediata é fundamental em situação de crise. Na impossibilidade de obter uma resposta precisa, só nos resta aguardar o provável boletim que será divulgado amanhã, enquanto os boatos correm pela cidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here