Fracasso no plano de vacinação leva Pazuello a pedir ajuda para comprar vacinas da Janssen e Pfizer

Eduardo Pazuello, ministro da Saúde (Foto: Marcos Corrêa/PR)

O Ministério da Saúde resolveu solicitar de forma pública ao Palácio do Planalto um auxílio para a compra de novas vacinas contra a Covid-19.

O ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello declarou por meio de nota divulgada na noite deste domingo (21), que deseja comprar imunizantes da Janssen e da Pfizer.

Colecionador de fracassos na aquisição de imunizantes e no plano de vacinação, o general Eduardo Pazuello, ministro da Saúde, pediu publicamente neste domingo (21), a ajuda do Palácio do Planalto para comprar vacinas dos laboratórios Janssen e Pfizer.

Pazuello admitiu as dificuldades para negociar com as empresas e recorreu à ajuda da Casa Civil. De acordo com o Ministério da Saúde, as transações estão “emperradas” por falta de flexibilidade das empresas, informa o Estado de São Paulo.

O comunicado do Ministério da Saúde relatou que a pasta enviou um ofício na quarta-feira passada (17) à Casa Civil descrevendo o desgaste e atribuindo o impasse às companhias.

Diante da demora do governo federal em disponibilizar vacinas, um grupo de governadores anunciou na sexta-feira (19) que tentará realizar a compra dos imunizantes diretamente com os laboratórios. A decisão é liderada pelo governador do Piauí, Wellington Dias (PT), que disse contar com apoio de outros 22 governadores. Segundo ele, o empenho de buscar alternativas foi comunicado ao Ministério da Saúde, que teria aberto a possibilidade de reembolsar os Estados pela aquisição.

Diante da lentidão do governo federal, o Congresso também quer colaborar para encontrar uma solução. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), sinalizou que pretende ajudar a mediar a negociação entre o governo brasileiro e os fabricantes. A pressão não vem apenas dos governadores ou do Congresso. Vários prefeitos, profissionais de saúde e críticos já falam em escassez de vacinas contra a covid-19, o que mostra mais uma vez o fracasso da gestão do general Pazuello à frente da Saúde.

 

Fonte: Brasil 247

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here