Morro de São Paulo

Situado no arquipélago de Tinharé, município de Cairú, Morro de São Paulo é um dos destinos mais procurados da Costa do Dendê, pela beleza das praias, pela tepidez da água e exuberância dos coqueirais.

A pequena vila se enche de badalação à noite, garantindo diversão em tempo integral para os que vão a Morro em busca de agito. Mas se a opção for curtir as belezas naturais do lugar, recantos afastados, embora acessíveis através de caminhadas, proporcionam momentos de tranquilidade e contemplação.

Há passeios lindíssimos para fazer que são oferecidos pelas agências de Morro de São Paulo. Podemos visitar as ilhas vizinhas, fazer o passeio em volta da ilha, fazer trilhas ecológicas com guias credenciados, conhecer a História de Morro de São Paulo visitando monumentos históricos da época colonial, e muito mais.

Praias do Morro

As principais praias do Morro de São Paulo estão localizadas ao sul e têm o nome de: Primeira Praia, Segunda Praia, Terceira Praia, Quarta Praia e Quinta Praia que também é conhecida como Praia do Encanto. Todas essas praias, com suas conhecidas águas mornas e transparentes, nos proporcionam o “verdadeiro banho de mar”, e nos permitem uma conexão total com a natureza.

A Quarta e a Quinta Praia, são praias praticamente desertas, são verdadeiros oásis do sossego. A Segunda Praia é conhecida pela sua badalação e agito, tanto durante o dia como à noite.

Ao lado norte da vila de Morro de São Paulo há também a Praia do Porto de Cima, Praia da Ponta da Pedra e a Praia da Gamboa. Estas praias são mais conhecidas pelos moradores, são pouco freqüentadas pelos turistas.

Primeira Praia

A Primeira Praia é a mais próxima da vila. Nela foram construídas as primeiras casas de veraneio. É a praia mais freqüentada pelos moradores. Nela há algumas barracas onde é servido culinária típica baiana, e é na Primeira Praia de Morro de São Paulo também que está a maior tiroleza do Brasil, onde os turistas costumam aproveitar a aventura e curtir a paisagem do lugar.

Segunda Praia

A Segunda Praia é a praia mais agitada e também a mais badalada da ilha de Tinharé. Nela está o agito todo do Morro de São Paulo. Existe um complexo de bares e restaurantes que garantem um bom atendimento aos turistas, e é aqui onde é divulgada toda a programação noturna.  À noite possui uma diversidade de barracas de artesanato e de bebidas típicas como “caipifrutas”, e é aqui que acontece o “luau”,regado de muita música e axé.

Terceira Praia

A Terceira Praia de Morro de São Paulo possui um grande complexo de pousadas e restaurantes, e é dela que partem os passeios de barco oferecidos pelas agências locais. A faixa da praia fica bastante estreita no caso de maré alta. As Pousadas e os hotéis encontrados na Terceira Praia apresentam uma grande diversidade de preços, tem para todos os gostos e bolsos.

Quarta Praia

A Quarta Praia de Morro de São Paulo é conhecida por suas águas calmas, mornas e cristalinas. Pela vasta presença dos típicos coqueiros da região e pela sua extensão de mais de quatro quilômetros de paz e tranquilidade que nos proporcionam uma caminhada inesquecível a beira mar.

Quinta Praia

A Quinta Praia fica situada a seis quilômetros da vila, e é a mais bem preservada da ilha. São dois quilômetros de areia fina e branca, águas transparentes e mornas onde encontramos manguezais e podemos ter contato com a Mata Atlântica. Uma imensa barreira de corais dá forma a várias piscinas naturais, onde podemos mergulhar e observar a vida marinha nesse paraíso ecológico que é a Quinta Praia ou também chamado de Praia do Encanto de Morro de São Paulo.

Gamboa do Morro

A Praia da Gamboa fica ao norte da ilha. É no caminho dela que encontramos a Praia do Porto de Cima e a Praia da Ponta da Pedra.
A Gamboa do Morro de São Paulo é um vilarejo de pescadores, ainda pouco freqüentada pelos turistas. Possui uma ótima infra-estrutura para os visitantes. Há várias barracas à beira mar, onde é servida a culinária típica da região, em geral feita pelas famílias dos pescadores  que sabem oferecer hospitalidade e agradar ao paladar dos turistas.

Como chegar em Morro de São Paulo

Morro de São Paulo está localizado em uma ilha que faz parte de um arquipélago ao sul de Salvador.
Para chegar neste paraíso existem 03 maneiras de transfer de Salvador para Morro de São Paulo: via aérea, via marítima e terrestre, já que a ilha não tem conexão rodoviária com o continente.

Transfer aéreo de Salvador
para Morro de SÃo Paulo

No caso do transfer aéreo, eles saem do Aeroporto Internacional de Salvador Luís Eduardo Magalhães com o destino para Morro de São Paulo. O trecho tem a duração de 20 minutos.
Atualmente (agosto/2010) foi proibido vôos domésticos fazerem seus pousos em pistas particulares. Assim, a empresa de táxi aéreo Addey está fazendo seus vôos até a cidade mais próxima a ilha – Valença. Oferecem para seus passageiros, incluso no valor da passagem, o transfer de Valença a Morro de São Paulo.
A outra empresa de táxi aéreo Aerostar faz seu trajeto direto para Morro de São Paulo, porém o avião bimotor deve ser fretado.

Transfer marítimo de Salvador
para Morro de SÃo Paulo

No Terminal Marítimo Mercado Modelo em Salvador empresas fazem este trajeto tanto com lanchas rápidas como com catamarãs. O trajeto tem aproximadamente duas horas e vinte minutos de duração até o cais da ilha. As empresas que trabalham com catamarãs são: Biotur e a Farol do Morro. As lanchas rápidas são das empresas Ilha Bela e Lulalu. Cada uma delas faz pelo menos uma vez ao dia cada um dos trechos Salvador – Morro de São Paulo – Salvador.
Outra opção é ir via terrestre até a cidade de Valença de lá pegar um barco ou lancha até Morro de São Paulo. Na rodoviária de Salvador existem ônibus de linha que vão até Valença. Outra opção é cortar o caminho atravessando a Baía de Todos os Santos de ferry Boat que saem várias vezes ao dia Terminal Marítimo São Joaquim em Salvador até Itaparica. Em Itaparica existem microônibus que vão para Valença.
Em Valença barcos convencionais e lanchas fazem o trajeto para Morro de São Paulo diariamente de hora em hora. Desde as 7hrs da manhã até as 18hrs da noite. O barco convencional faz o trajeto em 01h40min e a lancha rápida em 40mints. Os valores são R$7,00 e R$14,00 respectivamente por pessoa por trecho.
ansfer terrestre de Salvador

Transfer terrestre para Morro de SÃo Paulo

Em Salvador a empresa Cassi Turismo oferece o transfer terrestre já com seus trechos marítimos inclusos. O caminho todo é feito com um guia. Trata-se na verdade de uma excursão que sai de Salvador pela manhã e recolhe seus passageiros previamente reservados nos hotéis da orla de Salvador até o bairro Itapuã. Segue em direção ao Terminal Marítimo onde faz a travessia da Baía de Todos os Santos de barco particular (ou ferry boat dependendo das condições do mar). Em Itaparica uma van aguarda os passageiros para conduzi-los até o ponto mais próximo de Morro de São Paulo chamado “atracadouro”. O último trecho é feito em 20 minutos de lancha rápida até o cais. Chegando a Morro de São Paulo o guia da Cassi Turismo apresenta o local e marca um ponto de encontro para o retorno que é feito da mesma forma. Este transfer faz apenas um dos trechos também, ou seja, se você quer ir com ele e retornar apenas outro dia mesmo com outro transfer não tem problema algum, é só efetuar sua reserva e marcar um hotel como ponto de encontro.

Ainda há a opção de ir em carro próprio até Valença ( Guaibim), deixar o carro em estacionamento, pegar uma lancha rápida e chegar até lá

 

Compartilhar
Artigo anteriorPraia do Forte
Próximo artigoDieta para melhorar a pele

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here