Governo do Estado intensifica ações para combate ao câncer de mama durante o Outubro Rosa

Começou neste mês de outubro e segue até novembro a ação promovida pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), que vai realizar 14 mil mamografias gratuitas na capital e no interior do estado. Para participar, a paciente deve ter de 40 a 69 anos, não precisa apresentar pedido médico, mas deve ter realizado o último exame há mais de um ano. Em Salvador, as mamografias podem ser feitas no Centro Estadual de Oncologia (Cican), na Vasco da Gama, e nas unidades móveis, em diferentes endereços. No interior, as Policlínicas Regionais de Saúde são os pontos de realização. Antes, é preciso agendar dia, local e horário para evitar aglomerações.

“Os agendamentos serão realizados todos online, tanto para as pacientes que realizarão aqui no Cican, que começamos no dia 4, como nas unidades móveis nos diversos bairros na cidade. E para esse agendamento a paciente deve entrar no site. No dia da realização da mamografia a paciente deverá levar um comprovante de endereço, cartão do SUS, CPF e o RG que já tem a sua foto para identificação. Sendo do interior, a paciente deverá ter a sua mamografia agendada através do posto de saúde mais próximo da sua casa ou da Secretaria Municipal de Saúde”, explicou o mastologista do Cican, André Dias.

No Cican, os resultados dos exames são entregues em dois dias úteis, na própria unidade. Nas unidades móveis, um protocolo informa o dia, o horário e o local da entrega do resultado, importantíssimo para garantir o tratamento caso haja algum diagnóstico. As unidades móveis ficarão estacionadas nos seguintes locais: Uneb, no Cabula (de 4 de outubro a 13 de novembro); Mansão do Caminho, em São Marcos (de 4 de outubro a 13 de novembro); Departamento de Saúde da Polícia Militar, Avenida Dendezeiros (de 4 a 30 de outubro); Salvador Norte Shopping, São Cristóvão (de 4 a 16 de outubro); 41º Companhia da Polícia Militar, Federação (de 18 a 20 de outubro); Lar Harmonia, em Piatã (de 21 a 23 de outubro); sede da Sesab, Centro Administrativo, (de 25 a 27 de outubro), UPA de São Caetano (de 3 a 13 de novembro), e Organização do Auxílio Fraterno, no Queimadinho, Liberdade (de 3 a 6 de novembro).

Humanização  

No Hospital da Mulher (HM) no Largo de Roma, uma sessão de cinema na tarde desta terça-feira (5) para pacientes em quimioterapia faz parte das atividades de humanização que acontecerão ao longo de todo o mês, que incluem também palestras e doação de perucas. Dentre as ações de saúde, a unidade vai realizar punções mamárias com biópsias e cirurgias de reconstrução das mamas, totalizando 600 procedimentos. “O tratamento do hospital é muito bom. Logo no início nós achávamos que era impossível, mas temos certeza que logo ela sairá dessa”, declarou a operadora de caixa Denise Souza, que sai de Jaguaquara, no sudoeste do estado, para acompanhar a mãe em tratamento de câncer de mama no HM.

Fonte: Govba

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here