Sexta, 29 de Março de 2024
22°C 33°C
Alagoinhas, BA
Publicidade

Governo entrega certificados do Cadastro Ambiental Rural para agricultores de Alagoinhas nesta quarta (04)

Governo entrega certificados do Cadastro Ambiental Rural para agricultores de Alagoinhas nesta quarta (04)

03/07/2018 às 18h59 Atualizada em 03/07/2018 às 21h59
Por: Redação
Compartilhe:

Mais de 400 certificados do Cadastro Ambiental Rural (CAR), também conhecido na Bahia como Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (CEFIR), serão entregues amanhã (04), a partir das 08h, na Câmara de Vereadores de Alagoinhas. A notícia foi confirmada pelo deputado estadual Joseildo Ramos (PT) em entrevista a uma rádio de Alagoinhas. “Isso tudo foi feito a partir do recurso que o governador disponibilizou. Nem todos os Estados têm feito assim. Essa é uma ação de respeito e reconhecimento de Rui Costa com a agricultura familiar baiana que, em 12 anos, recebeu mais de R$ 1 bilhão do Estado, que é também o que mais investiu”, afirmou o parlamentar.

Com estes documentos, que comprovam o registro público das terras, os agricultores da região terão a situação ambiental dos seus imóveis rurais regularizada, além de acesso a benefícios previstos no Código Florestal, como a possibilidade de usar o crédito agrícola por meio de instituições financeiras.

Em Alagoinhas, a iniciativa foi apoiada pelo mandato de Joseildo, que mobilizou e ofereceu estrutura para que os agricultores conseguissem cumprir o prazo de inscrições, encerrado no final do ano passado. “O cadastro funciona como uma ‘carteira de identidade’ do imóvel rural. O agricultor precisará dele para poder pedir empréstimo e até mesmo pra vender seu imóvel. Por entender a importância disso, meu mandato esteve junto com estes trabalhadores para que aproveitassem a gratuidade no processo, concedida pelo governo”, explicou.

Entregue pelo Governo do Estado, por meio do secretário de Meio Ambiente da Bahia, Geraldo Reis, e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), o cadastro beneficiou agricultores com imóveis rurais de até quatro módulos fiscais (120 hectares), que desenvolvem atividades agrossilvipastoris, incluindo assentamentos, projetos de reforma agrária e comunidades tradicionais que fazem uso coletivo do seu território.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias