Governo entrega certificados do Cadastro Ambiental Rural para agricultores de Alagoinhas nesta quarta (04)

Mais de 400 certificados do Cadastro Ambiental Rural (CAR), também conhecido na Bahia como Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (CEFIR), serão entregues amanhã (04), a partir das 08h, na Câmara de Vereadores de Alagoinhas. A notícia foi confirmada pelo deputado estadual Joseildo Ramos (PT) em entrevista a uma rádio de Alagoinhas. “Isso tudo foi feito a partir do recurso que o governador disponibilizou. Nem todos os Estados têm feito assim. Essa é uma ação de respeito e reconhecimento de Rui Costa com a agricultura familiar baiana que, em 12 anos, recebeu mais de R$ 1 bilhão do Estado, que é também o que mais investiu”, afirmou o parlamentar.

Com estes documentos, que comprovam o registro público das terras, os agricultores da região terão a situação ambiental dos seus imóveis rurais regularizada, além de acesso a benefícios previstos no Código Florestal, como a possibilidade de usar o crédito agrícola por meio de instituições financeiras.

Em Alagoinhas, a iniciativa foi apoiada pelo mandato de Joseildo, que mobilizou e ofereceu estrutura para que os agricultores conseguissem cumprir o prazo de inscrições, encerrado no final do ano passado. “O cadastro funciona como uma ‘carteira de identidade’ do imóvel rural. O agricultor precisará dele para poder pedir empréstimo e até mesmo pra vender seu imóvel. Por entender a importância disso, meu mandato esteve junto com estes trabalhadores para que aproveitassem a gratuidade no processo, concedida pelo governo”, explicou.

Entregue pelo Governo do Estado, por meio do secretário de Meio Ambiente da Bahia, Geraldo Reis, e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), o cadastro beneficiou agricultores com imóveis rurais de até quatro módulos fiscais (120 hectares), que desenvolvem atividades agrossilvipastoris, incluindo assentamentos, projetos de reforma agrária e comunidades tradicionais que fazem uso coletivo do seu território.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here