Iluminação: faz toda diferença

0
370

Da mesma forma que há uma preocupação em fazer adaptações no espaço físico para quem tem problemas de locomoção, é preciso criar solução para uma boa iluminação. Não apenas para ver melhor, mas para proporcionar auto-confiança e autonomia.

No ano de 2002 foi descoberta uma nova célula fotoreceptora no olho que controla os efeitos biológicos da luz e da escuridão. Com essa descoberta, foi possível entender que uma boa iluminação tem influencia no bem-estar, na produtividade, no desempenho e até mesmo na qualidade do sono.  Com isso, foi necessário rever os parâmetros de boa iluminação, pois uma má iluminação pode interferir negativamente na qualidade da visão de crianças, adultos, e principalmente, dos idosos.

Boa iluminação, o que isso realmente quer dizer?

O funcionamento da visão, se dá quando a luz refletida em um objeto passa pela córnea  do olho, o cristalino é ajustado para focalizar os raios de luz, que chegam então à retina, onde milhões de células sensíveis à luz interpretam esses raios e transmitem a imagem ao cérebro.  Ou seja,  a luz afeta diretamente a percepção visual. Se por acaso houver menor presença de luz, isso pode fazer com que o cérebro interpreta de forma diferente os dados que chegam até ele. Mas quando se tem uma boa iluminação, é possível perceber mais cores, e com isso a melhor interpretação do cérebro. Com o avanço da idade, a qualidade de luz é importantíssimo para enxergar. Aos 60 anos precisamos de, pelo menos, três vezes mais iluminação do que aos 20 anos.  Muitos leitores já devem ter desejado ter um braço maior quando num restaurante se viram esticando o braço na tentativa de colocar o cardápio em foco, agora imagina com uma iluminação que não corresponde ao mínimo necessário? Essa má iluminação causa ofuscamento e não permite reconhecer os detalhes. Uma boa iluminação é quando se é proporcionado uma qualidade de luz e contrastes para a realização das tarefas.

Mas se numa ida ao restaurante é importantíssimo a iluminação, quem dirá no ambiente de trabalho. Um ambiente agradável tem como resultado funcionários motivados e aumento na produtividade. Muitas empresas já perceberam que a iluminação  tem importância fundamental nesse ambiente, com isso investem em um iluminação que alem de proporcionar ambiente agradável e dedução os custos, a qualidade da iluminação, que proporciona maior segurança contra acidentes e menor numero de erros. Estudos demonstram que a iluminação melhora em 20% a produtividade, por aumentar a velocidade com que as tarefas são realizadas. Em casa, a dica é o uso de camadas de luz, ou seja, além da iluminação básica que ilumina todo ambiente, é bom usar fontes auxiliares como abajur ou luminárias em pontos estratégicos, isso permite eliminar sombras e reflexos. Outra aliado na boa iluminação são as persianas nas janelas, que permite o controle da entrada de luz natural.  A boa iluminação é peça fundamental para que a oftalmologia consiga desempenhar seu melhor papel, pois perceber os benefícios de ter uma luz na medida certa é sinônimo de bem-estar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here