IF Baiano suspende aulas por tempo indeterminado

0
48

Instituição vem promovendo ações para prevenção ao coronavírus, como criação de comitês de acompanhamento e suspensão de atividades acadêmicas.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), presente em 14 municípios baianos, vem se mobilizando e executando medidas de proteção para o enfrentamento da pandemia causada pelo COVID-19 (novo Coronavírus). Desde segunda-feira, 16, aulas presenciais e demais atividades acadêmicas estão suspensas e se mantêm assim por tempo indeterminado, conforme nota emitida pela instituição nesta sexta-feira, 20.

Além de seguir os protocolos dos órgãos como o Ministério da Saúde e Ministério da Educação, o IF Baiano vem estimulando que a comunidade permaneça em suas residências, faça reuniões por videoconferência, cancele eventos, visitas técnicas e quaisquer atividades que envolvam aglomerações. Por não dispor de aparato tecnológico condizente, a instituição não adotará atividades na modalidade EAD para os cursos presenciais e orienta a suspensão das defesas de TCC e dissertações de mestrado.

Situação dos trabalhadores da instituição – Também foi criada uma Instrução Normativa, com orientações às unidades e instituindo o regime de jornada em trabalho remoto para servidores enquadrados no grupo de risco da Covid-19, que tenham filhos em idade escolar ou inferior, que retornarem de outros estados ou países no período de quarentena e que desenvolvam atividades consideradas essenciais que não se caracterizem como atendimento ao público.

Em relação às atividades dos servidores terceirizados, será observado o disposto em cada contrato, assegurando as orientações do Ministério da Saúde.

Comitês de acompanhamento – Com o intuito de monitorar os encaminhamentos apresentados pelos órgãos oficiais nos âmbitos nacional, estadual e municipal, e direcionar ações de enfrentamento à contaminação acelerada do novo coronavírus, também foram criados Comitês (Central e Locais, nos 14 campi) de Acompanhamento a Ameaça do COVID-19.

Dentre as atividades executadas pelo Comitê até o momento, estão: participação em reunião com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia para definição conjunta das medidas emergenciais a serem tomadas; elaboração de diretrizes e protocolos de atendimento; e elaboração de material informativo com orientações sobre medidas de prevenção.

Consciência gera proteção – Para o reitor do IF Baiano, Aécio José Duarte, é hora de proteger uns aos outros. Por isso, ele espera contar com toda a comunidade acadêmica para que as medidas protetivas sejam praticadas, chamando atenção para a situação de alunos com regime de internato. “Mais de 70% dos nossos alunos são de regime de internato, ou seja, permanecem por volta de doze horas conosco e boa parte desses é de regime de internato pleno. Seria uma problemática muito grande se nós chegássemos a uma situação de contaminação dentro das unidades. Não poderíamos mandar para a família e nem poderíamos manter no campus”, explicou o dirigente máximo da instituição.

Fonte: IF Baiano – Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia Baiano

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here