Imagem peregrina do Senhor do Bonfim é translada pela Baía de Todos-os-Santos

A imagem peregrina do Senhor do Bonfim saiu da igreja por volta das 8h15 da manhã desta quarta-feira, 15, em procissão até a Ponta do Humaitá, no bairro de Monte Serrat, de onde será translada para o cais da Capitania dos Portos, no bairro do Comércio, em Salvador. O percurso pelo mar será feito pelo Catamarã Senhor do Bonfim, que levará a imagem seguido apenas por quatro escunas.

O translado pela Baía de Todos-os-Santos, na véspera da Lavagem, faz parte das festividades em honra ao Patrono da Colina Sagrada. É a segunda vez que a imagem peregrina faz este percurso, a primeira vez foi em 1923.

“A imagem do Senhor do Bonfim chegou pelo mar. Ela veio da cidade de Setúbal, em Portugal. Foi trazida pelo capitão de mar e guerra Teodósio de Farias de Mari, certamente veio em uma caravela. É justo que amanhã, quando pela primeira vez, a imagem peregrina vai participar da nossa sétima caminhada, que ela seja transladada pelo mar. Assim como ela chegou, agora, ela será conduzida até o cais da capitania dos portos”, explicou o reitor da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim, padre Edson Menezes.

Este ano, a Basílica Santuário celebra os 275 anos da chegada da imagem do Senhor do Bonfim a Salvador. A imagem foi trazida 1745 e tornou-se um dos ícones sacros mais importantes do Brasil. As embarcações vão passar em frente à Igreja de Nossa Senhora da Penha, recordando o local que abrigou a imagem entre os anos de 1745 a 1754.

“São 275 anos de veneração, de proteção. 275 anos da presença dele entre nós. É justo que em um ano comemorativo, algumas atividades extraordinárias sejam realizadas, como também, algumas manifestações de fé, como a que está acontecendo agora”, pontuou o padre.

Para os devotos, este é um momento importante de contemplar de perto a imagem peregrina e se aproximar do Senhor do Bonfim: “É uma momento para mais adoração, mais contemplação, de alegria e unidade entre a sociedade baiana, porque estamos todos voltados para este mesmo interesse”, comentou a devota Maria de Lurdes Souza Guerra, de 60 anos.

Quem não for para lavagem nesta quinta, esta foi uma oportunidade de participar das festividades: “Para mim foi bom, porque amanhã, provavelmente, eu não poderei vir para cá. Então, já vi a imagem hoje. Isso aqui vai crescer bastante, explicou o também devoto Nourival Barbosa Andrade, de 58 anos.

Para festa da Lavagem do Bonfim, que ocorre nesta quinta, a expectativa é que, assim como os outros anos, uma multidão acompanhe o cortejo.

“Amanhã, estamos esperando em torno de 2 milhões de pessoas para acompanhar a imagem do Senhor do Bonfim e todos caminhando rumo à Colina Sagrada”, disse padre Edson.

 

Fonte: Jornal A Tarde

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here