Quase todos os serviços do INSS já podem ser solicitados e acompanhados a distância pelo segurado, por meio do site ou do aplicativo de celular Meu INSS. O sistema permite que o segurado encaminhe a documentação necessária sem precisar comparecer a uma unidade do INSS.
Com a pandemia do novo coronavírus, o instituto anunciou que suas agências estarão fechadas até 30 de abril, podendo ampliar este prazo, para evitar a propagação da doença.
Segundo o INSS, os servidores que vão trabalhar em regime de teletrabalho, terão metas de desempenho, “o que garantirá ao segurado maior agilidade na análise dos requerimentos”.
Com o fechamento das agências, o INSS vai liberar os segurados da perícia médica presencial para requerer auxílio-doença e BPC (benefício assistencial), transferindo esses serviços também para o Meu INSS.
Segundo o instituto, a análise será só com o atestado médico do trabalhador doente. A ferramenta para envio do atestado médico, porém, ainda será disponibilizada no Meu INSS.
O órgão afirma que a habilitação do sistema ocorrerá somente após votação de projeto de lei, que será analisado pelo Congresso. “Aos segurados que ainda precisam marcar uma perícia, esclarecemos que o agendamento pode ser feito normalmente pelo Meu INSS ou pelo telefone 135”, esclarece, em nota.
“O segurado deve aguardar a disponibilização da ferramenta no Meu INSS para o envio do atestado”, completa o INSS.
De acordo com relatos de advogados previdenciários e de segurados, o Meu INSS tem apresentado falhas. Segundo a advogada Adriane Bramante, do IBDP (Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário), o sistema de recursos voltou a funcionar nesta terça-feira (23). “Ficou desde sexta [20] indisponível”, diz.
AGÊNCIAS DO INSS FECHADAS | VEJA COMO SER ATENDIDO PELA INTERNET: O portal Meu INSS está disponível no site meu.inss.gov.br ou por aplicativo para Android e IOS. O acesso é feito por meio do Login Único do Governo Federal. Caso já tenha uma senha, clique em “Entrar”.
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Serviços disponíveis no Meu INSS - Segundo o INSS, 90 dos 96 serviços do instituto são feitos pelo Meu INSS. Entre eles:
.Pedido e acompanhamento do pedido de aposentadorias, benefício assistencial e pensão por morte;
.Pedido e acompanhamento do salário maternidade urbano;
.Acesso ao Cnis (extrato previdenciário);
.Acesso ao extrato de empréstimo consignado;
.Acesso ao extrato para Imposto de Renda;
.Acesso à carta de concessão do benefício;
.Agendamento e resultado de perícia médica;
.Consulta à revisão de benefício – artigo 29;
.Pedido de recurso de benefício por incapacidade;
.Pedido de revisão do benefício;
.Pedido de cessação de benefício por óbito;
.Cadastro ou renovação de representante legal;
.Atualização de dados cadastrais do beneficiário;
.Solicitação de pagamento de benefício não recebido;
.Bloqueio/desbloqueio do benefício para empréstimo;
.Acesso à certidão para saque de PIS/PASEP/FGTS;
.Solicitação de exclusão de empréstimo consignado;
.Cadastro de pensão alimentícia;
.Cálculo de contribuição em atraso, emissão e/ou cálculo de GPS;
.Atualização de dados cadastrais.
Documentos - Os documentos necessários para o requerimento depende de cada serviço ou benefício. No geral, o segurado precisa dos documentos pessoais e carteira de trabalho.
Além deles, cada benefício pode ter um documento específico, como certidão de nascimento da criança, no caso de salário maternidade, e atestado de óbito, na pensão por morte.
Como incluir os documentos - Antes de acessar o sistema para protocolar os requerimentos, organize e digitalize toda a documentação, pois o sistema expira ao ficar inativo por algum tempo. A documentação deve estar no formato de arquivo PDF. Se o documento não for o original, a cópia precisa estar autenticada.
Digitalize os documentos seguindo a ordem informada pelo INSS para o benefício que será solicitado. Sempre que possível, o segurado deve digitalizar os documentos em um arquivo único, para que o atendente não tenha que baixar cada um deles, facilitando a análise. O anexo não pode ultrapassar o tamanho de 30 MB
Para acompanhar o pedido, o segurado pode clicar em “Agendamento/Solicitações”
Esse é o primeiro item da seção de serviços sem senha, em destaque na tela que aparece para o usuário que entra no site.
Perícia médica - Por causa da pandemia do novo coronavírus, o INSS dispensou o segurado de comparecer em uma agência para a perícia médica. A análise de requerimentos de auxílio-doença e BPC (Benefício de Prestação Continuada) para pessoa com deficiência será por meio do atestado médico, enviado pelo Meu INSS. No entanto, o sistema ainda não está habilitado para receber o requerimento e os documentos.
De acordo com a Secretaria de Previdência, por meio do INSS, o Projeto de Lei deve ser enviado ao Congresso nos próximos dias. Após o envio, serão divulgados os detalhes para a implantação das medidas
Fonte: Agência Sindical