Maior área de conservação natural privada é reconhecida pelo Governo da Bahia

(Foto: Acervo Bracell)

Oficializações foram publicadas, por meio de portarias do Inema, e reconhecem importância das reservas para a preservação da fauna e da flora silvestres.

Duas Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) pertencentes à Bracell foram reconhecidas na Bahia pelo governo estadual, por meio do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). São elas: a Japurá, com área de 534,2476 hectares (ha), criada por meio da portaria nº 23.870, do último dia 25 de agosto, e a Falcão, com 937,3177 ha, que teve a portaria nº 23.910 publicada nesta segunda-feira, 30. Esta última é o maior espaço natural privado reconhecido pela gestão baiana. Localizadas no município de Esplanada, as reservas são importantes espaços de preservação da fauna e da flora silvestres.

Além dessas reservas, a Bracell, que faz parte do grupo RGE, que gerencia empresas com operações globais de manufatura baseadas em recursos naturais – tem outras duas RPPNs aprovadas pela União, por meio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), sendo uma delas a Reserva da Lontra, a maior área de conservação privada do Litoral Norte baiano, com seus 1.377 hectares.  A outra é a Pedra de São José, no município de Mata de São João.

A empresa tem ainda mais oito RPPNs que aguardam reconhecimento pelo estado: a Lua Alta (605 ha) e Jaboticaba (198 ha), no município do Conde; a Subaumirim Gleba A (1.607 ha), Subaumirim Gleba B (107 ha), Subaumirim Gleba C (632 ha) e Cachoeira (529ha), em Entre Rios, e Raiz Gleba A (678 ha) e Raiz Gleba B (731 ha), em Água Fria.

Meryellen Oliveira, coordenadora de Meio Ambiente e Certificações da Bracell BA, destaca a importância dessas áreas naturais para a preservação do meio ambiente, principalmente por elas estarem em áreas de mata atlântica e do bioma caatinga. “A empresa está em uma área rica em biodiversidade e conservá-la faz parte de nossas políticas de sustentabilidade e preservação do meio ambiente”, explica ela, salientando que as reservas têm grande relevância para a produção de dados científicos.

Ao todo, na Bahia, a companhia preserva aproximadamente 40% do total da vegetação nativa em suas propriedades, o que equivale à área de quase 61 mil campos de futebol.

Bracell – A empresa é uma das maiores produtoras de celulose solúvel e celulose especial do mundo, com duas principais operações no Brasil, sendo uma em Camaçari, na Bahia, e outra em Lençóis Paulista, em São Paulo. Além de suas operações no Brasil, a Bracell possui um escritório administrativo em Cingapura e escritórios de vendas na Ásia, Europa e Estados Unidos.

Sobre a RGE – A RGE Pte Ltd gerencia um grupo de empresas com operações globais de manufatura baseadas em recursos naturais. As atividades vão desde o desenvolvimento e a colheita de recursos sustentáveis, até a criação de diversos produtos com valor agregado para o mercado global. O compromisso do grupo RGE com o desenvolvimento sustentável é a base de suas operações. Todos os esforços estão voltados para o que é bom para a comunidade, bom para o país, bom para o clima, bom para o cliente e bom para a empresa. A RGE foi fundada em 1973 e seus ativos atualmente ultrapassam US$ 20 bilhões. Com mais de 60.000 funcionários, o grupo tem operações na Indonésia, China, Brasil, Espanha e Canadá, e continua expandido para envolver novos mercados e comunidades. www.rgei.com

 

Por – Thais Vozzo <thais.vozzo@edelman.com>

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here