Quinta, 28 de Março de 2024
22°C 33°C
Alagoinhas, BA
Publicidade

Mais um episódio do caso de racismo institucional

Mais um episódio do caso de racismo institucional

01/02/2019 às 10h15 Atualizada em 01/02/2019 às 13h15
Por: Redação
Compartilhe:

Ontem, quinta-feira(31), ocorreu uma reunião extraordinária do Conselho Municipal da Comunidade Negra de Alagoinhas, na Casa da Cidadania, para tratar da denuncia de racismo envolvendo o servidor municipal Adriano Machado e a coordenadora da SECET, Jorma Freitas. Diversas organizações sociais se fizeram presentes, assim como membros da sociedade civil, entre eles estudantes universitários e funcionários públicos municipais e estaduais.

Adriano Machado, servidor concursado do SAAE há 11 anos, apresentou o caso e todos os seus desdobramentos, o que, além de causar indignação a todos os presentes, chamou a atenção para uma série de erros cometidos pela administração pública, por todos que interferiram no processo tentando isentar a acusada.

Na longa sessão ouvimos outros depoimentos acusando o governo municipal de não promover políticas públicas efetivas de reparação e combate à intolerância racial e religiosa, sendo mencionado que a Diretoria de Reparação (SEMAS) só existe formalmente, sem nenhuma ação efetiva desde o inicio do mandato, o que contribui para a ocorrência de episódios constantes envolvendo a população negra. A maioria dos munícipes, registre-se.

Durante o evento, chegou às mãos do presidente do conselho uma carta em papel timbrado do governo municipal com um longo relato da vida pessoal e profissional da secretária Iraci Gama, acrescido da defesa da acusada feita pela secretária e de ameaça de processo ao denunciante, acompanhado de um parecer da procuradoria do município.

No final, após votação entre os conselheiros, foram tomadas as decisões pertinentes que serão anunciadas posteriormente pelo Conselho.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias