Mais uma vez Alagoinhas sai na frente: Joaquim Neto e Gustavo Carmo iniciam pagamento dos precatórios do Fundef aos professores. 958 educadores vão dividir mais de 51 milhões

Hoje (22), às 8h:51m, foi assinada a autorização de pagamento do rateio do precatório da FUNDEF, “fazendo justiça a um pleito antigo dos professores”, como bem disse Gustavo Carmo.  O cronograma contempla os profissionais da ativa na primeira folha, dividida em 03 lotes. O primeiro lote, no valor de quatorze milhões, para 212 ativos, já estará na conta bancária dos servidores amanhã.

O interesse do prefeito e do secretário de educação em melhorar as condições de trabalho dos professores – já demonstrado na requalificação/construção de prédios escolares, na participação em programas de aperfeiçoamento pedagógico, no grande esforço para pagamento do novo piso salarial com 33,24% de aumento– se consolida com a liberação de 60% do valor do precatório, correspondente ao repasse da diferença paga a menor do Valor Mínimo Nacional por aluno, desde dezembro de 1998 até dezembro de 2006. O valor total do precatório foi de R$ 77.858.099,00 (setenta e sete milhões, oitocentos e cinquenta e oito mil e noventa e nove reais), 60% foi destinado aos 958 professores da Educação Básica, dividido entre profissionais na ativa, aposentados e falecidos (representados pelos herdeiros). Ressalte-se que Alagoinhas é um dos primeiros municípios do país a fazer esse rateio.

Após a homologação do acordo entre a prefeitura e a APLB-Sindicato pela juíza da 2ª Vara dos Feitos de Relações de Consumo Cíveis e Comerciais de Alagoinhas, Carmelita de Arruda Miranda, foi possível dar início ao pagamento do valor pertinente a cada beneficiário conforme critérios estabelecidos na Lei Municipal nº 2.615 de 09 de maio de 2022, levando em consideração o tempo de serviço em atividade de docência e a jornada de trabalho em 20h ou 40h.

Segundo Bruno Fagundes, titular da SEDEA, outro fator importante a ser comemorado é a injeção de recursos na economia local.

Nadia Freire
Editora do site e jornal
Sua Cidade em Revista

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here