Morador de Imbé mantinha cães congelados em casa

Operação resgatou animais na manhã desta sexta-feira. Cachorros que estavam vivos foram encaminhados para um lar temporário para receber atendimento veterinário.

A Polícia Civil cumpriu mandado de busca e apreensão na manhã desta sexta-feira em uma residência no bairro Morada do Sol, em Imbé, no Litoral Norte, onde o proprietário mantinha 12 cães em locais insalubres, entre eles diversos filhotes. Os policiais chegaram ao local devido a diversas denúncias de vizinhos. Ao entrar no pátio da residência, os policiais sentiram um odor muito forte e encontraram os animais em um ambiente sujo, sem alimentação e água. Em um freezer vertical, os policiais acharam cinco cachorros e um passarinho congelados.

“A veterinária que acompanhou a ação avaliou que a maioria dos animais congelados haviam morrido por desnutrição. Como não havia água no local, é possível que os cães tenham tomado a água da piscina, que também estava suja e imprópria para consumo”, revelou o delegado titular de Imbé, Antônio Carlos Ractz Júnior.

O responsável pelo imóvel não estava no momento que a polícia entrou na residência, que acabou interditada. Ele passou por situação semelhante em um apartamento em Tramandaí. Com a ação na praia vizinha, ele se mudou para Imbé e seguiu com a mesma prática de acumular bichos. O homem será indiciado por maus tratos e pode pegar uma pena de três meses a um ano de detenção, com mais 1/6 até 1/3 da pena pelo agravante dos animais terem morrido.

Os 12 cães encontrados vivos foram encaminhados para um lar temporário, onde receberão atendimento veterinário, e depois serão doados. O cachorro em pior estado, com feridas sangrando pelo corpo e cabeça, será adotado pela Delegacia de Polícia de Imbé. Após se recuperar, passará a ser a mascote dos policiais.

Os cães e o passarinho encontrados congelados serão incinerados. Além da Polícia Civil, participam da ação a Associação Imbeense de Proteção aos Animais, Vigilância Sanitária, a Guarda Municipal de Imbé e o Departamento de Proteção Animal.

 

Fonte: Jornal Correio do Povo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here