Mulher supera abusos e vira modelo plus size aos 40 anos: ‘Nunca é tarde’

Elaine conquistou diversos títulos e ajuda a empoderar outras mulheres por meio de seus projetos — Foto: Alex Eloi

Elaine já coleciona títulos na carreira e se tornou a primeira musa plus size do Santos Futebol Clube.

Elaine Ribeiro, de 45 anos, natural de São Vicente, no litoral paulista, nunca deixou para trás o sonho de se tornar modelo. Após viver um relacionamento abusivo e achar que não alcançaria o objetivo, por não ter um corpo considerado padrão, ela resolveu arriscar e investir naquilo que acreditava, se tornando modelo plus size aos 40 anos. Hoje, após cinco anos no mundo da moda, ela já coleciona títulos na carreira, e se tornou a primeira musa plus size do Santos Futebol Clube.

Elaine conquistou o posto na equipe santista por meio do concurso Musa do Futebol Litoral 2021, organizado pela agência Lunna Models Brasil. A modelo relata que, em 1995, antes de passar pelo relacionamento que a deixou com sequelas emocionais, se inscreveu no concurso Miss Chorinho Baixada Santista, e ganhou. Foi então que passou a acreditar em seu sonho.

Aos 20 anos, já era modelo, e ganhou vários títulos importantes na região. Mas, pouco tempo depois, casou e interrompeu a carreira, já que o marido não apoiava a escolha dela por esse trabalho. “Eu sofri demais nesse relacionamento com violência física, psicológica e financeira. Fiquei grávida e tive uma filha. Me separei, mas, ainda assim, tive síndrome do pânico e depressão”, conta.

Dois anos após se separar, e ainda lidando com os problemas emocionais, ela revolveu que precisava se reerguer e mudar o visual. Naquele dia, no salão de beleza, uma moça questionou por que ela não voltava a ser modelo. “Eu brinquei e falei que não tinha como, porque estava gorda, e então ela me indicou o mundo plus, que eu nem sabia que existia. Então, resolvi me jogar no meu sonho, e participei do meu primeiro concurso, conquistando o segundo lugar como Princesa Miss Santos Plus Size”, conta.

Desde então, conquistou muitos títulos no mundo plus size da Baixada Santista, dentre eles os de Modelo Plus Size Categoria Master, Miss São Paulo Plus Size Unificado 2020, Miss Brasil Planet 2020, Miss São Vicente 2020, Miss Beleza com Propósito e Bela Plus da Baixada Santista 2017. Também é a atual madrinha do Miss Santos Plus Size e chefe da Ala das Passistas Plus Size da Baixada Santista, das escolas de samba Vila Mathias e Sangue Jovem.

“Por isso, costumo dizer que os sonhos não envelhecem. Tudo aconteceu para mim quando resolvi seguir meu coração. Nunca é tarde para começarmos. Na minha categoria plus size, como musa do Santos, só tem eu, porque muitas mulheres gordas ainda se sentem inseguras com seus corpos, ou têm medo de serem julgadas. Então, é muito importante ter esse incentivo e representatividade. Por isso, fotografar e mostrar que mulheres gordas podem ser musas e se sentirem bonitas é muito importante para mim”, conta.

Elaine afirma que nunca deixou de sonhar em ser modelo — Foto: Allan Bianc

Elaine afirma que nunca deixou de sonhar em ser modelo — Foto: Allan Bianc

Elaine afirma que, mesmo se sentindo bem com seu corpo, ouve comentários depreciativos algumas vezes, mas que não deixa isso a limitar. Pensando em ajudar mulheres que também são julgadas por seus corpos, hoje ela atua com projetos sociais para alavancar a autoestima delas.

“O movimento Poderosa Plus e o projeto Master Model são projetos que conduzo com muito amor, para falar sobre empoderamento e autoestima. Eu sempre falo para as mulheres: se reconheçam, se amem, acordem para serem poderosas, porque é isso que todas somos, independentemente dos padrões que tentam nos impor”, finaliza.

Fonte: G1 Santos e Região – São Paulo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here