Sábado, 20 de Abril de 2024
22°C 30°C
Alagoinhas, BA
Publicidade

Na última volta, Verstappen vence em Abu Dhabi e conquista título mundial inédito

Na última volta, Verstappen vence em Abu Dhabi e conquista título mundial inédito

12/12/2021 às 13h29 Atualizada em 12/12/2021 às 16h29
Por: Redação
Compartilhe:

Acidente de Nicholas Latifi mudou história da corrida; holandês faz ultrapassagem espetacular na relargada, deixando Hamilton para trás

Após vitória em Abu Dhabi, neste domingo, na última volta do último GP de Fórmula 1 da temporada, Max Verstappen se tornou campeão mundial de Fórmula 1. E, de quebra, atingiu um feito histórico: se tornou o quarto piloto mais jovem a conquistar o título na categoria. Verstappen deu a Red Bull o primeiro título conquistado em oito anos.

— É inacreditável. A corrida toda tentei brigar por isso, e o que aconteceu foi inacreditável, é insano. Não sei o que falar. Agradeço a toda a minha equipe, os amo demais. Finalmente uma boa sorte para o meu lado — disse Verstappen, ao final da corrida.

Ele teve "ajuda" de Nicholas Latifi, que a cinco voltas para o fim bateu e levou o safety car para a pista. A relargada aconteceu na última volta e Verstappen, com pneus novos, ultrapassou Lewis Hamilton.

Hamilton e Verstappen chegaram nesta corrida empatados com 369,5 pontos. E quem chegasse à frente, seria o campeão. A pista já havia sido palco de decisões em outras três temporadas.

O grid tinha 19 pilotos e não 20. De última hora, houve uma baixa: Nikita Mazepin, que testou positivo para Covid-19, não largou e sua equipe, a Haas, não teve substituto.

Safety car define corrida

Hamilton, que havia largado em segundo, assumiu a ponta logo na largada. E os carros dele e de Verstappen se tocaram ainda na primeira volta, quando o holandês tentou recuperar a ponta. Hamilton evitou fazer a curva e saiu da pista para não bater no rival e ficar fora da disputa pelo título.

Se saísse da corrida, o título ficaria com Verstappen.

Hamilton retornou mais à frente e manteve a ponta. E os comissários comunicaram que o incidente não seria investigado. Eles entenderam que Hamilton só saiu do traçado porque foi empurrado para fora por Verstappen.

Hamilton, então, "tirou o pé do acelerador" para devolver a vantagem a Verstappen, mas a Red Bull não concordou com a decisão.

— Incrível! O que estão fazendo? — chegou a dizer Verstappen, no rádio com sua equipe.

Hamilton largou com pneus médios e Verstappen, macios. A estrategia do britânico era não deixar o rival abrir muita vantagem e tentar assumir a ponta numa parada do rival que, na teoria, teria mais facilidade no início da corrida.

Mas, logo no início da corrida, Hamilton estava na frente. E tudo mudou.

Na volta de número 14, Verstappen entrou nos boxes para trocar os pneus macios que estavam desgastados. Hamilton tinha vantagem de 6 segundos. Ele voltou em quinto.

Na volta seguinte, Hamilton também foi para o pit stop e voltou na segunda colocação. Ele manteve as voltas rápidas enquanto Verstappen foi buscando posições.

Nas voltas de número 20 e 21, aconteceu uma das melhores disputas da corrida. Sergio Perez, também da Red Bull, que liderava a corrida, foi ultrapassado por Hamilton e deu o troco.

Os pilotos voltaram a trocar de posição numa disputa excepcional. Com isso o mexicano ajudou seu companheiro de equipe, Verstappen, que diminuiu a diferença para o britânico.

— O Perez fez um excelente trabalho como companheiro de equipe. Tomara que eu possa fazer isso de novo pela minha equipe, que possa estar com eles pelo resto da minha vida. Christian, Helmut sempre confiaram em mim. Nosso objetivo final era vencer o campeonato e conseguimos isso finalmente — falou o campeão, após a corrida, sobre a parceria com Perez.

Hamilton voltou à liderança na volta 21. E Verstappen chegou a agradecer a Perez via rádio. O holandês voltou à segunda colocação logo na sequência quando Perez foi para os boxes.

Com safety car virtual na volta 36, os pilotos tiveram de reduzir em 40% a velocidade. Na volta 38, a corrida foi reiniciada e vantagem de Hamilton sobre Verstappen neste momento era de 16s979. O holandês estava com pneus novos e o britânico, não.

Neste momento, Verstappen conseguiu fazer voltas mais rápidas e passou a baixar a diferença para Hamilton. O britânico disse no rádio da equipe que achou "arriscada" a tática da Marcedes de não parar para trocar os pneus para ele manter a liderança.

Faltando seis voltas para o final, quando tudo parecia caminhar para uma vitória de Hamilton, um acidente com Nicholas Latifi levou o safety car para a pista. Verstappen foi para os boxes para colocar pneus macios e arriscou o 'tudo ou nada" ( a Mercedes não quis Hamilton nos boxes).

Faltando uma volta para o final, Verstappen estava em segundo e Hamilton, em primeiro. Mas, entre eles haviam carros retardatários e eles tiveram ordem para abrir espaço ao holandês para encostrar em Hamilton.

A relargada, em pista livre, definiria o campeão. E Verstappen ultrapassou o rival na última volta.

A prova deste domingo marcou ainda a despedida de Kimi Räikkönen da Fórmula 1. O lendário piloto finlandês, recordista de largadas no Mundial, vai fazer sua 350º corrida na categoria e, depois desta noite, vai se retirar tendo no currículo o título mundial de 2007, o último de um piloto da Ferrari na F1.

Quem também se despediu da categoria é o companheiro de Kimi: Antonio Giovinazzi, que não teve contrato renovado pela Alfa Romeo. Ele, que vai guiar na Fórmula E,  teve um problema de câmbio e abandonou a corrida.

Fonte: O Globo

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias