Número de mortes por coronavírus em um dia atinge o máximo na Espanha: 832 em 24 horas

Se a Espanha está se aproximando do pico da epidemia, como as autoridades repetem nos últimos dias, os últimos metros da subida estão dificultando bastante. A contagem diária oferecida todas as manhãs pelo Ministério da Saúde aponta neste sábado um recorde de mortes em 24 horas, 832, atingindo um total de 5.690.

“Já estamos atingindo o pico dessa curva que nos preocupa muito”, disse o coordenador de emergência do ministério, Fernando Simón. Algumas áreas da Espanha até “já superaram”, acrescentou, referindo-se às diferentes velocidades com que o coronavírus se espalhou por todo o país. Os responsáveis ​​pela Saúde, no entanto, pedem “ser muito cautelosos”, pois são em todos os casos “dados preliminares”.

Simón também destacou o risco de colapso das unidades de terapia intensiva. “Continuamos com um grande problema com a saturação das UTIs”, afirmou. Demora entre sete e 10 dias para uma pessoa ficar infectada até precisar entrar nesses serviços. Por esse motivo, o problema se manifesta “com atraso no controle da transmissão da doença”, o que é alcançado com medidas como o isolamento em vigor na Espanha. “Vamos alcançar essa saturação na UTI no final da próxima semana ou no início da próxima semana”, calcula o coordenador de emergência.

Os pacientes internados hoje na UTI são 4.560, 9,6% a mais do que nesta sexta-feira. O diagnóstico de novos casos aumentou bastante nos últimos quatro dias, nos quais quase dobrou para mais de 72.000. O fato positivo é que o número de pessoas que superam a infecção continua a crescer, que agora é de 12.285.

Madri continua liderando tanto o número de novos mortos (345 a 2.757) quanto a taxa por 100.000 habitantes, que já atingiu 41,4 mortes. Em relação à sua população, é seguido por Castilla-La Mancha (22 mortes por 100.000 habitantes) e La Rioja (20). Em termos absolutos, é a Catalunha, com 1.070 mortes (mais 190), a mais próxima de Madri. A Catalunha também mantém uma forte tendência ascendente em termos de pacientes internados na UTI, e com 1.324 já está perto de Madri

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here