Sexta, 29 de Março de 2024
22°C 33°C
Alagoinhas, BA
Publicidade

Oftalmologista alerta para doenças nos olhos durante o verão

Oftalmologista alerta para doenças nos olhos durante o verão

20/01/2021 às 11h04 Atualizada em 20/01/2021 às 14h04
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

É no verão que aumentam as preocupações da maioria das pessoas com a proteção da pele, uma vez que a maior exposição ao sol pode provocar diversos problemas dermatológicos. Todavia, é importante reforçar a atenção, também, com a saúde dos olhos, já que a estação mais quente do ano propicia o surgimento de problemas oculares.

O oftalmologista Leonardo Coelho Gontijo, do Instituto de Olhos de Minas Gerais, explica que fatores como exposição a água salgada, ao sol e descuidos na manipulação e higiene nas lentes de contato são os principais catalisadores de doenças nos olhos nessa época. Entre os principais problemas, segundo o médico, estão as ceratites infecciosas, as não infecciosas, conjuntivites, inflamação do pterígio e síndrome do olho seco.

Ceratite e olho seco - "A ceratite não infecciosa é uma inflamação da córnea que tem entre suas causas o olho seco, a exposição prolongada ao sol ou luz ultravioleta sem proteção. Já a ceratite infecciosa é aquela associada a patógenos (bactérias, vírus, fungos e amebas) que podem se aproveitar de um momento de fragilidade da saúde ocular e se disseminar na córnea", esclarece o especialista.

Ainda de acordo com Leonardo Coelho Gontijo, no caso do olho seco o calor e as condições climáticas do verão podem colaborar para o seu surgimento ou agravamento. "As pessoas tendem a passar mais tempo em ambientes climatizados ou com ventilador, o que causa uma evaporação mais rápida do filme lacrimal e piora o desconforto de secura nos olhos, coceira e vermelhidão", alerta.

Conjuntivite - É preciso se atentar, também, para as conjuntivites, que possuem risco de contágio se forem infecciosas, ou seja, nas formas viral e bacteriana. O médico explica que a conjuntivite é uma inflamação que acomente a uma membrana chamada conjuntiva, que reveste a parte externa do globo ocular e interna das pálpebras. Ele comenta que o contágio é facilitado durante o verão pelo uso maior de piscinas, saunas e compartilhamento de maquiagens e toalhas. "Dependendo do tipo de conjuntivite, o oftalmologista poderá receitar colírios ou pomadas, mas jamais se automedique, visto que alguns remédios oculares podem tratar algumas doenças, mas podem piorar outras", alerta Leonardo Coelho Gontijo.

Inflamação do pterígio (carninha no olho) - Também frequente no verão, a inflamação do pterígio, conhecido popularmente como "carninha do olho", consiste no crescimento de um tecido na superfície de um ou de ambos os olhos, com uma tendência natural a causar irritação. Nesta época, costuma gerar queixas em pacientes normalmente assintomáticos.

Óculos de sol - O oftalmologista do Instituto de Olhos de Minas Gerais lembra que uma das principais medidas para proteger os olhos, principalmente no verão, é usar óculos de sol com proteção contra os raios UVA e UVB: "Os óculos devem ser comprados em locais confiáveis, certificando que apresentam a proteção mínima necessária. Quando usamos lentes escuras a pupila fica levemente mais dilatada, e tal proteção é obrigatória para impedir que os raios UV penetrem livremente dentro dos olhos, evitando danos na retina a médio e longo prazo", diz o médico.

O especialista cita alguns cuidados para evitar doenças nos olhos:

  • Lave sempre bem as mãos
  • Não leve as mãos aos olhos para coçá-los
  • Não compartilhe toalhas e maquiagens
  • Não abra os olhos em água doce nem em água salgada
  • Use filtro solar próprio para o rosto e não passe nas pálpebras
  • Usuário de lente de contato, portadores de olho seco ou pterígio, façam uso regular de colírio lubrificante prescrito pelo oftalmologista
  • Respeite as orientações de higiene e manipulação do uso de lentes de contato e nunca durma com elas.

 

Fonte: Microsoft News

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias