Outubro Rosa: a tomografia computadorizada é uma aliada na biópsia da mama

0
122

Raramente usada para exames de imagem da mama, ela ajuda a garantir o melhor planejamento terapêutico

Outubro Rosa é sinônimo de prevenção, portanto saiba que os melhores exames de imagem para avaliação de lesões mamárias são a mamografia, a ultrassonografia e a ressonância magnética. A tomografia computadorizada não costuma ser utilizada na rotina, mas pode ser útil em situações específicas, pois é capaz de detectar lesões mamárias e, muitas vezes, fornecer acesso seguro e efetivo a elas.

Com isso, a tomografia pode ser considerada um método de orientação alternativo para biópsias de lesões mamárias que não são acessíveis com as modalidades de imagem convencionais. Essa é a tese do estudo CT-Guided Biopsy of Breast Lesions: When Should it be Considered? (Biópsia Guiada por Tomografia Computadorizada em Lesões Mamárias: Quando Deve ser Considerada?), um trabalho publicado no periódico The Breast Journal.

“Esse relato era necessário, pois existe pouca literatura internacional sobre o tema, e poucos serviços têm experiência com esse tipo de procedimento”, afirma um dos líderes da pesquisa, Almir Bitencourt, médico titular do Departamento de Imagem do A.C.Camargo Cancer Center.

O artigo – Foram relatados dois casos de pacientes com lesões mamárias suspeitas, nas quais a biópsia não pôde ser realizada com segurança por mamografia ou ressonância magnética. O ultrassom também não conseguiu caracterizar adequadamente as lesões devido à presença de um implante mamário no primeiro caso, uma mulher de 54 anos, e uma extensa área de necrose gordurosa no segundo, uma paciente de 64 anos.

“Nesses casos, só foi possível realizar a biópsia com a tomografia”, conta o Dr. Almir. “As biópsias de mama guiadas por tomografia computadorizada foram realizadas em conjunto pelas equipes de imagem da mama e de radiologia intervencionista”, acrescenta. Não houve complicação em nenhum dos casos e, através desse procedimento, foi possível obter um diagnóstico pré-operatório para melhor planejamento terapêutico.

Conclusões – Assim, entende-se que a tomografia computadorizada pode ser uma modalidade de imagem alternativa, segura e eficaz para a orientação da biópsia mamária percutânea em casos selecionados. Esses casos também apoiam o uso desse procedimento para lesões suspeitas que não são passíveis de biópsia por métodos convencionais, especialmente aquelas localizadas profundamente, perto da parede torácica.

Outubro Rosa: mês de conscientização – Ele está aí, mas você tem de se cuidar o ano todo. Inclua alimentos mais saudáveis nas refeições, faça alguma atividade física e não deixe de realizar os exames médicos. Com o passar dos anos, aumentam os fatores de risco do câncer. A boa notícia é que, quando detectado no início, são grandes as chances de sucesso no tratamento. Não espere o próximo Outubro Rosa.

 

Fonte: Departamento de Imagem do A.C.Camargo Câncer Center.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here