OUTUBRO ROSA: Prefeitura inicia cronograma de ações na Maternidade Municipal com foco na saúde da Mulher

Com foco em sensibilizar a população para os cuidados à saúde da mulher, no mês da campanha nacional, e visando à integralidade do cuidado às pacientes acolhidas pela rede municipal, a Prefeitura realiza, durante todo o mês, ações que contribuem para fomentar o diálogo e ampliar o acesso a serviços de saúde e atendimentos.

Como parte da agenda positiva, o Hospital Maternidade iniciou, nesta segunda-feira (7), uma atividade voltada a todas as equipes que atuam no atendimento às pacientes: intitulada “Você faz a diferença”, a ação reuniu psicólogas, assistentes sociais, enfermeiras, médicas, técnicas, fisioterapeutas, coordenadoras e funcionários em geral para um bate-papo aberto e um momento de acolhimento aos profissionais que trabalham diariamente com o cuidado à população.

“São rodas de conversa que contribuem para mostrar aos profissionais que eles fazem a diferença no atendimento. Graças a profissionais empenhados no trabalho que realizam diariamente temos conquistado avanços. Esse momento foi pensado para reunirmos e agradecermos a quem faz com que o acolhimento aconteça”, pontuou a diretora da Maternidade, Monalisa Oliveira.

Segundo ela, a programação continua, na Maternidade, durante toda a semana, com salas de espera, palestras e rodas de conversa, sempre no período matutino.

De acordo com a secretária municipal de saúde, Rosania Rabelo, as ações não são isoladas. A recepção aos profissionais, com café da manhã e bate-papo, demarca o início do projeto Saúde da Mulher/Saúde do Homem, que será expandido e intensificado em todo o município. A gestora da pasta informou que, além da programação na Maternidade, estão previstas feiras de saúde, funcionamento de unidades em horário estendido, palestras e “Momento M”, entre outras atividades.

“Nossa população estava carecendo de atenção e, de abril pra cá, só temos avançado. A gente só cresce. Na Maternidade, ampliamos os serviços de psicologia e fisioterapia. Além disso, a cada dia, vem se melhorando o diálogo entre a equipe e isso reflete positivamente no serviço oferecido à comunidade. Este é um momento significativo, de início do projeto Saúde da Mulher, Saúde do Homem, que nos sensibiliza para as ações de prevenção e para facilitar o acesso do nosso usuário à realização de exames. Estou certa de que só temos a crescer, com resultados efetivos para quem está na ponta, que é o nosso cidadão”, ressaltou Rosania Rabelo, durante a ação.

Depois de ouvir atenciosamente o relato emocionado de duas mães – Luana Vasconcelos de Jesus, que teve a experiência do 1° filho em janeiro, na Maternidade, e Cíntia Maria dos Santos, que já havia passado pela Maternidade, em 2014, e encontrou um cenário muito diferente de acolhimento ao dar a luz à filha, em 2018 – o prefeito Joaquim Neto, que participou de todo o evento, enfatizou a importância do time que trabalha junto pelo acolhimento humanizado em saúde.

“Estou muito orgulhoso da equipe da Maternidade Municipal de Alagoinhas. Hoje ouvimos depoimentos de uma mãe que teve uma primeira experiência traumática e na sua segunda gestação foi acolhida por nossa equipe e teve um parto digno, como deve ser. Ouvimos também uma mãe de primeira viagem que tinha medo de como seria atendida e foi surpreendida pelo tratamento atencioso e dedicado de profissionais sérios. Fico muito contente em ver a saúde tomando um rumo cada vez melhor. Toda mulher tem direito a um parto digno”, afirmou Joaquim Neto.

A Maternidade de Alagoinhas salientou que a equipe trabalha diariamente de maneira integrada para que pacientes como Luana e Cíntia tenham uma experiência de parto saudável, e a Secretaria Municipal de Saúde informou que as ações do Outubro Rosa serão realizadas durante o mês inteiro, com uma programação extensa de atividades voltadas à integralidade da saúde da mulher.

 

Fonte: Secom – Alagoinhas

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here