Quinta, 28 de Março de 2024
22°C 33°C
Alagoinhas, BA
Publicidade

Prefeitura se posiciona sobre pagamento de salários a médicos das UBS

Prefeitura se posiciona sobre pagamento de salários a médicos das UBS

24/09/2018 às 11h39 Atualizada em 24/09/2018 às 14h39
Por: Redação
Compartilhe:

Circulam nas redes sociais e na imprensa denúncias sobre o atraso nos salários dos médicos das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). O vereador Thor de Ninha ocupou a tribuna para denunciar, não só o atraso no pagamento mas, também, a ameaça de substituição de médicos na Unidade de Saúde Sagrada Família, no Mangalô, por conta da mudança de cooperativa. Membros da comunidade se fizeram presentes à sessão da Câmara e a principal e mais grave questão é a substituição dos profissionais por conta da troca da terceirizada. O conceito de médico da família preconiza que se estabeleça uma relação médico/paciente constante, envolvendo a família e a comunidade, substituições abruptas quebram vínculos estabelecidos e prejudicam a comunidade assistida.

Sobre a questão do pagamento, a prefeitura municipal de Alagoinhas, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), faz os seguintes esclarecimentos:

1. Não procede a afirmação de que os servidores estão “há 03 meses sem salários”. Os médicos das Unidades de Básicas de Saúde do município são terceirizados e eram contratados por meio de cooperativa, cujo contrato findou ema 11 de julho, com todos os salários relativos até este período pagos;

2. Os pagamentos referentes ao período de 13 a 31 de agosto já foram realizados pela APMI, a nova empresa terceirizada contratada, portanto, a única folha de pagamento que está em aberto é a do período compreendido entre 12 de Julho a 12 de agosto;

3.Seguindo as orientações deliberadas em reunião com a PROJU, os médicos das Unidades de Saúde da Família do município continuam realizando os atendimentos normalmente, com exceção da Unidade de Saúde Sagrada Família.

4. Não há qualquer categoria de servidores públicos municipais com 90 dias de atraso, uma vez que o pagamento da verba alimentar dos servidores é prioridade absoluta, e é preciso deixar claro que, a depender da vontade do Governo Municipal, não existiria atraso nenhum;

5. A prefeitura aguarda os trâmites burocráticos para prosseguir, o mais breve possível, com os pagamentos dos servidores referentes ao período de 12 de julho a 12 de agosto.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias