Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é uma campanha anual, realizada desde 1964 pela Federação Nacional das Apaes. Com a finalidade de informar a sociedade alagoinhense sobre a condição de tais sujeitos e combater o preconceito, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), em parceria com as secretarias municipais de Educação, de Saúde e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais- APAE realiza, entre os dias 23 e 27 de agosto, uma série de atividades elucidativas.

A programação  foi iniciada nesta segunda-feira (23), na praça do CEU, com uma palestra magna de Leuse Catiusca, presidente do Conselho da Pessoa com Deficiência e PCD. A comunidade local compareceu em peso, com a presença da organização ecumênica TAIZÉ, representada pelo irmão Henrique. O objetivo principal foi esclarecer as características comuns dos portadores de Deficiência Intelectual e Múltipla, suas necessidades e a importância da inclusão, em conformidade com o Estatuto da Pessoa com Deficiência (lei 13.146, de 06 de Julho de 2015).

Divulgação

Para Luciana Santos Mendes, coordenadora de Diversidade Social da SEMAS, “é de suma importância sensibilizar a comunidade de que as pessoas com deficiência intelectual e múltipla estão presentes na sociedade, dando lugar de fala e esclarecendo sobre os seus direitos e cidadania”. Embora o tema nacional seja É Tempo de transformar Conhecimento em Ação, a SEMAS adotou a temática Incluir para desconstruir “porque não existe ação maior do que a inclusão, onde você desconstrói os preconceitos”.

“É nosso papel trazer à tona essas informações, esclarecendo a população e lutando pela quebra do preconceito, ao passo em que garantimos o direito dessas pessoas, que merecem todo o nosso cuidado e carinho”, declarou a secretária da pasta Ludmilla Fiscina.

Na terça (24), às 9h30, será realizada a Live Direito e Cidadania da Pessoa com Deficiência, com transmissão pelo Canal da Secretaria da Educação no Youtube. Para acompanhar, acesse Aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here