Quinta, 28 de Março de 2024
22°C 33°C
Alagoinhas, BA
Publicidade

SESAU oferece serviço de endoscopia e consulta com gastroenterologista na Policlínica Municipal

SESAU oferece serviço de endoscopia e consulta com gastroenterologista na Policlínica Municipal

18/09/2017 às 18h06 Atualizada em 18/09/2017 às 21h06
Por: Redação
Compartilhe:

Conforme havíamos anunciado, a SESAU passou a oferecer, pela primeira vez na rede pública de Alagoinhas,  atendimento em gastroenterologia e endoscopia alta na Policlínica.

A disponibilização do exame pela rede pública municipal é muito importante pelo grande valor diagnóstico, pois pode detectar doenças frequentes, como esofagites e gastrites, ou doenças graves, como câncer de estômago, por exemplo.

Para o secretário de saúde Rodrigo Matos, a oferta do exame beneficia diretamente a população de baixa renda. “A endoscopia digestiva alta é procedimento de grande importância para identificar uma série de problemas, mas que era oferecido apenas na rede particular. Com a chegada desse procedimento no sistema de saúde de município, nós democratizamos o acesso a todos aqueles que realmente precisam”, explicou.

Segundo a SESAU, a Policlínica tem capacidade de realizar, inicialmente, 80 a 100 endoscopias por mês e possibilidade de ampliação da oferta de exames, conforme demanda. A Secretaria desenvolveu um fluxo que vai facilitar o acesso do cidadão ao serviço, pois o paciente que realizar o exame passará imediatamente por uma consulta com o Gastroenterologista. Isso poupará tempo do paciente, que não terá que aguardar para uma marcação de um outro médico para fazer a análise dos resultados.

A primeira paciente a fazer o exame foi a camareira Ângela Maria dos Santos, que comemorou o fim de uma longa espera. “Eu venho buscando esse exame há muito tempo e não tinha feito pois custa quase 300 reais pela rede particular, mas fico muito feliz que a Prefeitura tenha trazido essa opção para a cidade”, afirmou.

Além da implantação do serviço de endoscopia, a Policlínica Municipal também contará com um médico gastroenterologista para atendimento ambulatorial, com marcação via central de regulação, através dos postos de saúde, conforme fluxo padrão da SESAU.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias