Quinta, 28 de Março de 2024
22°C 33°C
Alagoinhas, BA
Publicidade

Setor de saúde aguarda com apreensão a delação de Júnior, ex-Qualicorp

Setor de saúde aguarda com apreensão a delação de Júnior, ex-Qualicorp

07/12/2020 às 09h17 Atualizada em 07/12/2020 às 12h17
Por: Redação
Compartilhe:
Seripieri Filho, que é conhecido como Júnior: pagamento de multa de 200 milhões de reais (Reprodução/Reprodução)
Seripieri Filho, que é conhecido como Júnior: pagamento de multa de 200 milhões de reais (Reprodução/Reprodução)

Segundo fontes, o empresário José Seripieri detalhou um esquema que levou à aprovação de uma lei dando benefícios tributários a operadoras de saúde.

Nesta semana, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso deve homologar a delação premiada do empresário José Seripieri Filho, o fundador das operadoras de planos de saúde Qualicorp e QSaúde, conhecido como Júnior.

O acordo foi fechado em 26 de novembro pela Procuradoria Geral da República (PGR), como é exigido em casos que envolvem pessoas com foro privilegiado. Segundo fontes que participaram da negociação, a delação tem duas partes: em uma, Júnior dá detalhes do pagamento de propina a diversos políticos por meio de caixa dois nas eleições de 2014.

A segunda é a que assusta o setor de saúde privada brasileiro, por contemplar detalhes do esquema que levou à aprovação pelo Congresso Nacional de uma medida provisória que dava benefícios tributários às operadoras de planos.

Como parte do acordo, Júnior vai pagar uma multa de 200 milhões de reais. O empresário decidiu fazer a delação após ficar preso por três dias, em julho, em meio à operação Paralelo 23 da Polícia Federal, a terceira fase da Lava-Jato eleitoral em São Paulo.

O empresário deixou a Qualicorp em 2019, 22 anos após fundar a operadora e criar novos produtos como o plano coletivo por adesão. Em outubro, lançou a Qsaúde, que tem como foco os planos individuais.

 

Fonte: Revista Exame

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias