Sistema do BB fica fora do ar e deixa 54 milhões de clientes sem cartões, Pix e acesso ao app

Nas redes sociais, usuários relataram problemas até mesmo para realizar saques e transferências nas agências bancárias. (Pilar Olivares/Reuters)

A instituição financeira informou que o problema não foi causado por ataques cibernéticos, mas não explicou o motivo da interrupção das operações.

O sistema do Banco do Brasil ficou fora do ar nesta sexta-feira, deixando os cerca de 54 milhões clientes da instituição sem acesso aos cartões de crédito e débito, ao internet banking e ao Pix. Nas redes sociais, usuários relataram problemas até mesmo para realizar saques e transferências nas agências bancárias.

A instituição financeira informou que o problema não foi causado por ataques cibernéticos, como ocorreu com o e-commerce das Lojas Renner, na semana passada. No entanto, não explicou qual o motivo para a queda do sistema.

“O BB confirma inconsistência em seus sistemas na tarde desta sexta-feira. Os sistemas já estão voltando à normalidade”, disse o banco por meio de nota.

Nas redes sociais, muitos clientes reclamaram que passaram por situações constrangedoras ao descobrirem na hora de pagar alguma compra ou serviço que não teriam acesso ao seu próprio dinheiro.

Segundo o advogado David Nigri, clientes do banco que tenham se sentido lesados pelo problema podem buscar algum tipo de reparação material ou moral na Justiça.

— Com base no Código de Defesa do Consumidor, o banco tem que responder pelos prejuízos causados aos clientes. Essa responsabilidade só poderia ser excluída se houvesse culpa exclusiva de terceiros. E como o sistema é do banco, se houve falhas em manter o sistema funcionando, a responsabilidade é da instituição.

A plataforma Downdetector, que monitora o status de diversos serviços digitais, começou a receber reclamações sobre o Banco do Brasil por volta das 14h44 desta sexta-feira, com um pico de mais de 3 mil problemas reportados às 16:44.

 

Fonte: Jornal O Globo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here